Músico vai realizar apresentações em diversos bairros de Bento Gonçalves
Kelvin Alves está de volta a cena musical de Bento Gonçalves e região com o lançamento de seu terceiro álbum “Teu”, que tem como primeiro show (de seis conforme segue a agenda abaixo), às 12h, na Feira do Livro. Kelvin está em carreira solo desde 2018, quando lançou “Tão longe do começo”. Depois de um hiato de quatro anos, em 2022, traz a lume o segundo, “Raiz do infinito”.
Conforme o músico, “Teu” segue, nas letras, uma linha mais reflexiva, fator que está em sua raiz artística. “Meu terceiro álbum tem a diversidade de gêneros musicais presentes na cultura brasileira e universal, com letras que falam da vida contemporânea, do cotidiano, de sentimentos e espiritualidade. Intenciono, por meio das letras e músicas, aflorar os sentimentos mais sublimes dos seres humanos”, ressalta.
Ainda, Kelvin destaca que o terceiro álbum trouxe desafios, também, do ponto de vista técnico. “É um marco na minha trajetória. Eu gravei todos os instrumentos, exceto o teclado. Foi um desafio que há muito tempo queria me colocar. Gostei do resultado. Também a mensagem traz uma inovação. Estudei Teologia e trouxe bastante disso para as letras”.
O processo de criação das letras está vinculado a sua própria vida e acontecimentos. O homem, o músico, sua trajetória e os fatos são a matéria-prima. Ele conta como surgiu a música “A teus pés”, do álbum “Teu”.
“O processo de criação é algo bem curioso. Eu não consigo ter uma rotina, e as letras estão mais associadas as experiências. Preciso passar por mais situação mais diversas para ter inspiração. Não algo mecânico, de planejamento. ‘A teus pés’ veio por meio de um dia em que eu estava muito mal psicologicamente. Ela surgiu de forma inteira”.
A música entrou em sua vida por meio de um acidente quanto quebrou a perna com sete anos. Na ocasião, tinha ganhado um acordeon vendidos em camelôs. De forma autodidata, iniciou a tocar o instrumento de onde emanava músicas que o seu avô ouvia como Tonico e Tinoco. Aos 14 anos, mais um acidente: Kelvin perde 70% do movimento do braço esquerdo, de forma irreversível. Daí migrou do acordeon para o violão. Na juventude, integrou bandas de garagem e tocou em bares. Em 2016, Kelvin participa da primeira formação da Trebbiano, sendo um de seus co-fundadores.
Mas o autoral sempre esteve à margem, querendo emergir e ser protagonista: “É o meu propósito e do meu ciclo atual de vida”, frisa o músico.
Em relação ao Fundo Municipal de Cultura, Kelvin destaca que traz uma continuidade, especialmente, para as próximas gerações. “O Fundo Municipal de Cultura planta sementes eternas. É difícil mensurar. Talvez essa colheita nem pertença a nós, mas para as outras gerações. Sem dúvida é um mecanismo para o artista e a para sociedade. Sempre temos que louvar essa iniciativa que é um processo muito democrático”, pontua.
“Teu” estará disponível nas plataformas musicais a partir de novembro.
Agenda de shows “Teu”, de Kelvin Alves – formato música de rua
19/10/2024 (Sábado) – 12h – Feira do Livro de Bento Gonçalves
26/10/2024 – Bairro Vila Nova II (horário e local a ser definido)
27/10/2024 – Bairro Eucaliptos (horário e local a ser definido)
02/11/2024 – Bairro Municipal (horário e local a ser definido)
03/11/2024 – Bairro Conceição (horário e local a ser definido)
09/11/2024 – Praça CEU, Bairro Ouro Verde
Crédito da foto: Ernani Savaris
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor