Rotary e a Erradicação da Pólio – Outubro o mês mundial de combate a Poliomielite

Os Rotary Clubs são compostos por pessoas de diversas profissões que se dedicam ao serviço voluntário, utilizando sua experiência profissional e de vida para beneficiar a comunidade. Os associados do Rotary melhoram a qualidade de vida ao promover a paz, combater doenças, propiciar acesso a água limpa, apoiar a educação, salvar mães e filhos, fortalecer economias locais e proteger o meio ambiente.

A maior prioridade do Rotary é a erradicação global da poliomielite

24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Pólio e estabelecido pelo Rotary International há mais de uma década para comemorar a nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu a vacina contra a poliomielite.

O Brasil foi um dos primeiros países a erradicar a poliomielite com estratégias de vacinação. A primeira campanha nacional foi realizada em 1980. Até a década de 1970, registravam-se cerca de dois mil casos de Pólio por ano no Brasil. Em 1988 foi registrado o último caso  e a nível de Brasil o último registro é 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil foi certificado pela OMS como livre da Pólio.

“O Brasil já está livre da pólio desde 1989. Mas enquanto existir a doença em outros países, será sempre uma ameaça para todos. Se o Rotary, governos e outros parceiros não erradicarem a pólio, prevê-se que em 10 anos teremos mais de 200 mil casos ano novamente.

Dos 5.570 municípios brasileiros, pelo menos 68% estão classificados atualmente como em risco alto ou muito alto para paralisia infantil. O índice representa um total de 3.781 cidades, sendo a maioria (2.104) categorizada com alto risco para a doença. Há ainda 1.342 municípios brasileiros classificados como em médio risco e apenas 447 catalogados como em baixo risco para a pólio. Os dados foram apresentados em setembro de 2024, durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife, e constam no Plano de Mitigação de Risco de Reintrodução do Poliovírus Selvagem e Surgimento do Poliovírus Derivado da Vacina. Ao comentar os números, a consultora em imunizações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) Franciele Fontana avaliou o cenário como preocupante.

Em 2023, segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal para poliomielite alcançou apenas 86,55%, sendo a meta mínima para ser considerada segura ser de 96%.

Sem os esforços de Rotary para acabar com a doença, hoje mais de 17 milhões de pessoas poderiam estar com  pernas ou braços  paralisados por conta da infecção pelo vírus. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro.

“Os mais de 36 mil clubes de Rotary com seus 1,4 milhões de rotarianos, já investiram no combate da pólio mais de US$ 8 bilhões sendo que US$ 2,4 bilhões de doações dos próprios rotarianos sem contar as inúmeras horas de trabalho.  Se a pólio continuar ameaçando uma criança que seja, todas as outras correrão risco”.

Apesar de todos estes esforços e trabalho dedicados em 2024 até o momento o mundo contabiliza 50 casos de Pólio por vírus selvagem, sendo 22 no Afeganistão e 28 no Paquistão. A resistência à vacinação, conflitos armados e desafios geográficos são alguns dos obstáculos que dificultam a erradicação completa da doença.

A vacina contra a poliomielite é a única forma eficaz de prevenir a doença. Ao imunizar as crianças, protegemos não apenas a elas, mas também toda a comunidade. A nova estratégia de vacinação no Brasil, com a substituição da vacina oral pela injetada, é mais um passo importante para manter o país livre da poliomielite.

A partir de 4 de novembro, no Brasil este será o calendário da vacina contra a Pólio:

  • 2 meses – 1ª dose
  • 4 meses – 2ª dose
  • 6 meses – 3ª dose
  • 15 meses – dose de reforço

A nova estratégia para uso da VIP é mais um passo para manter a erradicação da poliomielite no Brasil. O país está há 35 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP nas estratégias de vacinação no combate contra a poliomielite desde que foi introduzida de forma oficial em 1977.

O Rotary convida você a se unir a nós nessa jornada pela erradicação da poliomielite. Ao apoiar nossas iniciativas, você contribui para um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Para conhecer mais sobre nossos trabalhos, visite nossa página no Facebook: Rotary Clube de Bento Gonçalves São Francisco e no Instagram: Rotary Club BG São Francisco.

José Emanueli Junior – Presidente Comissão Pólio Plus do Rotary Club de Bento Gonçalves São Francisco

 

error: Conteúdo Protegido