Estudantes de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Estudantes de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis/RS participam na 39ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Quatro trabalhos de Bento Gonçalves, três de Carlos Barbosa, dez de Caxias do Sul, um de Flores da Cunha e três Nova Petrópolis/RS vão ser apresentados na 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis vão representar a sua cidade na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2024, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.

Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da história, sustentabilidade, agricultura, educação, saúde, nutrição, biologia, acessibilidade e psicologia.

De Bento Gonçalves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves vêm os assuntos Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense, feito por Pedro Henrique Rossi.

Resgate de Memórias: o percurso de 15 anos do Curso Tecnologia em Logística, feito por Victória Dutra Kellermann e Evelyn de Farias da Silveira.

Breve Histórico Ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves – RS, feito por Laura Contini Valduga, Alana Luiza Spinelli da Silva e Sofia Casanova Comparin.

Desafios para o excesso de cobre nos solos agrícolas, feito por Pâmela Trentin Piacentini, Giovani Vicenzo Vignatti e Marco Antônio Angheben Marina.

Já de Carlos Barbosa, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina vêm os temas Estudo dos Impactos da Pandemia na Alfabetização de Séries Iniciais e Alternativas de Resgate do Ensino-Aprendizagem (Fase II), feito por Bruna Bocchi Portella, Eduarda Merlini e Heloisa Salvi.

Estudo da Criação de uma Ferramenta com o Objetivo de Auxiliar na Eficiência da Reciclagem de Plástico Polipropileno – Fase II, feito por Victor de Moura Silva e Rafael Casanato da Silva.

Desenvolvimento de Uma Membrana Seletiva a Partir de Compostos Extraídos da Casca da Banana para Descontaminação de Águas Residuais, feito por Anaile Folle.

De Caxias do Sul, do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC UCS, vêm os assuntos Cura Sustentável: O potencial bacteriostático das nanopartículas de ZnO na regeneração de queimaduras, realizado por Sophia Gomes Poyer e Eduarda Vergani.

A Crise do Magistério no Brasil: Entre a Valorização Retórica e a Desvalorização Real, uma Análise Crítica de como as Reformas Legais contribuem para o Apagão de Professores, por Maria Laura Seibel Mugnaini e Isabela de Almeida Damin

PLASTINOZ: Criação de Um Material a Partir Das Cascas de Nozes Incorporadas com Polímeros (FASE II), por Maria Thereza Adamatti Rizzotto, Isabel Roesch Martins e Eduarda Salvador Terhorst.

Desenvolvimento de um bioplástico a partir da casca do amendoim, por Gabriel Signori Tregansin, Gabriel Garlet e Mateus Longo Sebben

Plano de Drenagem Urbana e Resiliência a Eventos Climáticos Extremos para o Município de Muçum – RS, por Felipe Tomasi Caliendo, Helena Wartha Bolzon e Manoela Cobalchini da Costa.

Do Colégio La Salle Carmo, vêm os trabalhos Processo de frutificação do cogumelo lentinula edodes em estufa caseira, escrito por Isabela Donato Zanchetin, Júlia Moreira Molon e Martina Saviatto Severo.

Mapas táteis dos biomas brasileiros para a didática escolar de deficientes visuais, feito por Manuele Moreira Molon, Luana Moreira Molon e Larissa Arrabal Mamberti

Procrastinação e seu efeito na sociedade atual, pesquisado por Gabriel Rizzon Bianchi, João Henrique Chalá e João Pedro Brasil Cappellaro

Do Caminho Rede de Ensino, vêm os temas Como a Inteligência Artificial ajuda na área da saúde, redigido por Cecília Lugo Paim, Carlos Eduardo da Silva Pereira e Natália Silva Schalins Correa

Profissões e Felicidade, feito por Alexandre Bacher Vargas, Caroline Antero Hahn e Emanuelli Leite Lodi.

Já de Flores da Cunha, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, vem a pesquisa Produção de Biogás com Subprodutos da Uva, feito por Yasmin Cansan Brum e Joana Salvador Schiavenin.

Por fim de Nova Petrópolis, da Escola Estadual de Ensino Médio 1º de Maio, vem o tema Liquid 3 – A Árvore do Futuro, apresentado por Gustavo Wedig Kich e Wesley Gabriel Mann.

Do Colégio Estadual Padre Werner, vem o assunto Manteiga ou Margarina? Impactos na Saúde, feito por Heidi Milena Schabarum, Ana Beatriz Andrade e Laura Janine Gebhardt.

Da Escola Técnica Bom Pastor vem a pesquisa Deslizamentos de Terra em Nova Petrópolis, feita por Bianca Danielli Simon, Bianca Vitória Marcon e Sabrina Zappe.

No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec

Mais informações em www.mostratec.com.br .

Fonte: Assessoria de Imprensa: | Jornalista Marta Araujo

error: Conteúdo Protegido