Estudantes de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis/RS participam na 39ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Quatro trabalhos de Bento Gonçalves, três de Carlos Barbosa, dez de Caxias do Sul, um de Flores da Cunha e três Nova Petrópolis/RS vão ser apresentados na 39ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Nova Petrópolis vão representar a sua cidade na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2024, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 12 países e de 21 Estados da federação.
Os jovens pesquisadores analisam temas nas áreas da história, sustentabilidade, agricultura, educação, saúde, nutrição, biologia, acessibilidade e psicologia.
De Bento Gonçalves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves vêm os assuntos Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense, feito por Pedro Henrique Rossi.
Resgate de Memórias: o percurso de 15 anos do Curso Tecnologia em Logística, feito por Victória Dutra Kellermann e Evelyn de Farias da Silveira.
Breve Histórico Ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves – RS, feito por Laura Contini Valduga, Alana Luiza Spinelli da Silva e Sofia Casanova Comparin.
Desafios para o excesso de cobre nos solos agrícolas, feito por Pâmela Trentin Piacentini, Giovani Vicenzo Vignatti e Marco Antônio Angheben Marina.
Já de Carlos Barbosa, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina vêm os temas Estudo dos Impactos da Pandemia na Alfabetização de Séries Iniciais e Alternativas de Resgate do Ensino-Aprendizagem (Fase II), feito por Bruna Bocchi Portella, Eduarda Merlini e Heloisa Salvi.
Estudo da Criação de uma Ferramenta com o Objetivo de Auxiliar na Eficiência da Reciclagem de Plástico Polipropileno – Fase II, feito por Victor de Moura Silva e Rafael Casanato da Silva.
Desenvolvimento de Uma Membrana Seletiva a Partir de Compostos Extraídos da Casca da Banana para Descontaminação de Águas Residuais, feito por Anaile Folle.
De Caxias do Sul, do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC UCS, vêm os assuntos Cura Sustentável: O potencial bacteriostático das nanopartículas de ZnO na regeneração de queimaduras, realizado por Sophia Gomes Poyer e Eduarda Vergani.
A Crise do Magistério no Brasil: Entre a Valorização Retórica e a Desvalorização Real, uma Análise Crítica de como as Reformas Legais contribuem para o Apagão de Professores, por Maria Laura Seibel Mugnaini e Isabela de Almeida Damin
PLASTINOZ: Criação de Um Material a Partir Das Cascas de Nozes Incorporadas com Polímeros (FASE II), por Maria Thereza Adamatti Rizzotto, Isabel Roesch Martins e Eduarda Salvador Terhorst.
Desenvolvimento de um bioplástico a partir da casca do amendoim, por Gabriel Signori Tregansin, Gabriel Garlet e Mateus Longo Sebben
Plano de Drenagem Urbana e Resiliência a Eventos Climáticos Extremos para o Município de Muçum – RS, por Felipe Tomasi Caliendo, Helena Wartha Bolzon e Manoela Cobalchini da Costa.
Do Colégio La Salle Carmo, vêm os trabalhos Processo de frutificação do cogumelo lentinula edodes em estufa caseira, escrito por Isabela Donato Zanchetin, Júlia Moreira Molon e Martina Saviatto Severo.
Mapas táteis dos biomas brasileiros para a didática escolar de deficientes visuais, feito por Manuele Moreira Molon, Luana Moreira Molon e Larissa Arrabal Mamberti
Procrastinação e seu efeito na sociedade atual, pesquisado por Gabriel Rizzon Bianchi, João Henrique Chalá e João Pedro Brasil Cappellaro
Do Caminho Rede de Ensino, vêm os temas Como a Inteligência Artificial ajuda na área da saúde, redigido por Cecília Lugo Paim, Carlos Eduardo da Silva Pereira e Natália Silva Schalins Correa
Profissões e Felicidade, feito por Alexandre Bacher Vargas, Caroline Antero Hahn e Emanuelli Leite Lodi.
Já de Flores da Cunha, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, vem a pesquisa Produção de Biogás com Subprodutos da Uva, feito por Yasmin Cansan Brum e Joana Salvador Schiavenin.
Por fim de Nova Petrópolis, da Escola Estadual de Ensino Médio 1º de Maio, vem o tema Liquid 3 – A Árvore do Futuro, apresentado por Gustavo Wedig Kich e Wesley Gabriel Mann.
Do Colégio Estadual Padre Werner, vem o assunto Manteiga ou Margarina? Impactos na Saúde, feito por Heidi Milena Schabarum, Ana Beatriz Andrade e Laura Janine Gebhardt.
Da Escola Técnica Bom Pastor vem a pesquisa Deslizamentos de Terra em Nova Petrópolis, feita por Bianca Danielli Simon, Bianca Vitória Marcon e Sabrina Zappe.
No total da Mostra, serão apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.
Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.
Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS, Feevale, Unisinos, Ulbra, Universidade La Salle, UniRitter, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.
O Sebrae continua como parceiro na realização da feira e a entidade também está colaborando na realização do evento.
A Mostratec-Liberato conta com o patrocínio do Sicredi, do Banrisul, da Petrobras, do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A Mostratec terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec
Mais informações em www.mostratec.com.br .
Fonte: Assessoria de Imprensa: | Jornalista Marta Araujo
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21