Dia das Crianças também é oportunidade para construir bons hábitos alimentares
Suco de uva integral da Cooperativa Vinícola Garibaldi pode ser porta de entrada para alimentação mais saudável
O Dia das Crianças não precisa ser, necessariamente, uma farra de guloseimas. Alimentos nutritivos não só podem como devem estar presentes no cardápio das crianças – tanto em dias festivos como, principalmente, nos corriqueiros. Uma boa forma de ajudar a introduzir uma alimentação mais saudável na rotina dos pequenos é contar com os benefícios do suco de uva integral, aqueles cuja composição recebem uva e nada mais.
O paladar docinho do suco integral, fruto do próprio açúcar contido na uva, é um dos grandes chamarizes para meninos e meninas começarem a experimentar a bebida em detrimento dos refrigerantes, produtos ultraprocessados com alto teor de açúcar adicionado. Apresentar o suco como uma opção a essas bebidas gaseificadas pode ser o início de uma revolução na dieta das crianças e um alívio na vida dos pais que tentam mudar os hábitos alimentares dos filhos.
Ao abrir as portas para o suco de uva integral, uma série de benefícios toma conta do organismo. Sucos integrais são 100% naturais e não contêm nada além do suco da fruta – nem mesmo água e, claro, nem corantes e nem açúcar. Sucos assim, além de altamente saborosos e nutritivos, agem a favor da saúde de crianças e adultos.
Por concentrarem diversos tipos de antioxidantes e de vitaminas, agem no organismo de modo a prevenir doenças, além de auxiliarem no aumento da imunidade. Entre os principais antioxidantes da uva estão os polifenóis. São eles, por exemplo, que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres. Isso auxilia para que elas não sofram mutação, prevenindo o surgimento do câncer, por exemplo. Os polifenóis também ajudam a manter as paredes dos vasos sanguíneos limpas, diminuindo as chances do surgimento de doenças cardiovasculares. Outros importantes antioxidantes presentes na uva são o resveratrol, que protege as células cerebrais, e os flavonoides, que têm efeitos anti-inflamatórios, reduzindo a ação dos radicais livres.
Os sucos integrais ainda apresentam uma quantidade variada de vitaminas. É rico em vitamina C, o que confere melhor funcionamento do sistema imunológico, e contém vitaminas que auxiliam no funcionamento das células, como as do complexo B e D. Além disso, são fontes de minerais como potássio e ferro. Por concentrarem tais propriedades, um copo diário da bebida é suficiente para oferecer ao organismo mais proteção às células e ainda deixá-lo menos suscetível a gripes e resfriados por exemplo. Estudos mostram, ainda, que o consumo do suco de uva integral auxilia na prevenção do envelhecimento; na melhoria cognitiva e de memória, na diminuição da pressão arterial, na maior disposição e recuperação para atividades físicas, no aumento do metabolismo e até no tratamento de Parkinson e Alzheimer.
Os sucos integrais de uva tinta da Cooperativa Vinícola Garibaldi são encontrados nas versões 300ml, 500ml, 1L e 1,5L, em garrafas de vidro, e também em embalagens Tetra Prak de 1L e 200ml. Já os sucos de uva branca são comercializados apenas na versão de 1,5L, em garrafas de vidro.
Bolo para as crianças ajudarem a fazer – e comer!
O incentivo para as crianças inserirem o suco integral na dieta também conta com outras estratégias, além do delicioso sabor da bebida. Esse bolo, por exemplo, é ideal para convidar a criançada a ajudar no preparo e, claro, a comer! Aqui, o suco de uva integral tinto entra em substituição ao leite, dando um colorido diferente e saboroso ao quitute. ‘Bora’ para a cozinha?
Ingredientes
-200g de manteiga
– 3 xícaras (chá) de açúcar
– 4 ovos
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (sopa) de fermento em pó
– 2 xícaras (chá) de suco de uva integral
Modo de fazer
– Pré-aqueça o forno.
– Na batedeira, bata a manteiga e 2 xícaras de açúcar. Adicione as gemas (reserve as claras) e siga batendo. Junte a farinha e o fermento e metade do suco aos poucos.
– Bata as claras em neve e adicione à massa, mexendo lentamente.
– Transfira para uma assadeira untada e polvilhada e coloque no forno por cerca de 50 minutos.
– Numa panela pequena, misture o restante do suco e do açúcar com um pouco de água e leve ao fogo para reduzir. Tire o bolo e coloque a calda sobre ele.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: André Luís Rech
PG
Reunião Técnica discute diagnóstico e apresenta soluções para os impactos das chuvas extremas na Serra Gaúcha
Festival Tchê celebra a cultura gaúcha com shows, oficinas e gastronomia na ABCTG, em Bento
Aapecan realiza eventos solidários em Bento Gonçalves no próximo sábado, 23