Obra coletiva vai ser instalada na Praça Ismar Scussel e representa a história vitivinícola de Bento Gonçalves e região
Nesta quarta-feira (09), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, na Sala Multiuso, a abertura do projeto cultural “Mosaico Artístico”. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, tem como objetivo produzir uma obra de forma coletiva que vai ser instalada na Praça Ismar Scussel. A peça possui 1,80 m de altura e 115 cm de largura, em formato de garrafa e copo de vinho, e adornado com elementos típicos da videira como folhas e uvas, com a técnica do Mosaico Contemporâneo.
O projeto tem o cuidado de realizar oficinas de teoria e prática que possibilitem conhecimentos gerais sobre a arte musiva. Para além da arte, o projeto proporciona criar vínculos identitários com o município, assim como, traz subsídios de economia criativa, desenvolvimento sustentável e formação de público, já que as aulas podem ser visitadas por grupos da área e da comunidade em geral para conhecer o processo dessa arte milenar.
As oficinas, com o total de 15 alunos, estão sendo ministradas pela historiadora Cristine Tedesco, que vai explanar sobre a parte teórica, com carga horária de 15h, fazendo um percurso que vai de noções sobre o que é a arte, a imagem, a estética, até abordar especificamente a arte musiva com exemplos como de obras de Ur, na Antiga Mesopotâmia, atual Iraque, de Ravena, na Itália, período Bizantino, entre outras referências. Já a parte técnica, de 50h, fica a cargo das mosaicistas Marielle e Michelle Bonetti, do Manas Bonetti Studio D’Arte, de Santa Catarina.
As Manas Bonetti trabalham há dez anos o mosaico no Brasil e é a terceira vez que retornam a Bento Gonçalves. Michelle nos fala um pouco de como vai ser trabalhada a técnica. “Na prática, a gente vai trabalhar a seleção dos materiais. Interpretar essa arte gráfica que o Jorge Aresi criou, decifrar aquelas cores com o material que temos do mosaico, qual é a forma e estilo. Após, vai ser a construção direta com argamassa e base de cimento nos blocos num suporte provisório sobre as mesas. Quando o bloco estiver praticamente pronto, a gente vai assentar aquela estrutura que vai ser o suporte definitivo da obra”. Após, as Manas Bonetti e alunos vão formatar o desenho com a técnica do mosaico.
A obra foi criada por Jorge Aresi, que é membro da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (Aaplasg). Ele é formado em Publicidade e trouxe o gosto pelo desenho e pela estética para o artista gráfico. Jorge fala sobre o processo de criação da obra. “Foi um desafio, pois nunca tinha trabalhado com mosaico, e até para criar a simbologia, que ficassem elementos que representassem Bento Gonçalves. Tive muitas conversações com as Manas Bonetti, até aprovarem o projeto e acertar o layout e parte gráfica que durou um ano de criação”, relata.
Para a proponente de “Mosaico Artístico”, Ana Alice Dalcin Zorzi, o projeto traz uma profunda simbologia com Bento Gonçalves e região. “Tem a origem histórica dos nossos antepassados, que lembra a terra e o berço de nossos colonizadores italianos. Juntos vamos construir coletivamente um marco artístico e cultural que registra a história vitivinícola de Bento Gonçalves. Temos a certeza que vai enriquecer o bairro e vai se tornar um símbolo do município”, enfatiza
Para a produtora cultural Cristine Tedesco, o projeto nasceu por meio de um processo plural, visando a apreciação pelo coletivo, pela comunidade e turistas. “’Mosaico Artístico’ representa um acesso a políticas públicas culturais; que está oportunizando conhecimento teórico e prático, agregando e difundindo esses conhecimentos artísticos. É uma ideia que pode potencializar a cultura local, a produção vitivinícola e o turismo, já que hoje podemos falar de culturas transversais, pois dialogam entre si e reforçam o potencial inerente do ser humano que é de construir legados”.
“Mosaico Artístico” é uma realização das Manas Bonetti Studio d’arte, Ana Alice Dalcin Zorzi – mosacista, Ártemis – História, Arte, Cultura, Jaresi – Estúdio de Arte e conta com o apoio da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves e do Círculo Friulano da Serra Gaúcha.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves