Consultoria para o Plano São Chico 2050 será feita por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da Universidade
A Universidade de Caxias do Sul celebrou nesta quarta-feira, 9 de outubro, contrato com a Prefeitura de São Francisco de Paula para a prestação de consultoria especializada na execução do Plano São Chico 2050. Ao longo dos próximos 18 meses, diferentes setores e segmentos da UCS se alinham com o propósito de diagnosticar demandas da maior cidade da região nordeste do Estado e apontar soluções formais para o seu planejamento estratégico, contemplando assim o objetivo do Plano: posicionar São Francisco de Paula em um rumo inovador e sustentável para os próximos 30 anos.
Para tanto, sob a coordenação de sua Agência de Inovação – UCSiNOVA, a Universidade vai mobilizar pesquisadores e profissionais vinculados ao Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), à Unidade de Tecnologia do Curso de Arquitetura (UNITE), ao Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC), à Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE), ao Escritório de Regulação (ER) e ao projeto City Living Lab, entre outras expertises internas, somando uma equipe de quase 30 pessoas. O grupo vai realizar diagnósticos e gerar relatórios de soluções para os planos Diretor, de Resíduos, de Drenagem e de Emergências Climáticas de São Francisco de Paula, entre outras áreas, tudo sob a perspectiva da resiliência climática e do desenvolvimento sustentável. Essa força-tarefa representa um estágio fundamental para a continuidade do Plano.
Essa ação da Universidade se vincula diretamente ao Programa UCS ReNova Cidades, constituído para congregar soluções de forma integrada para os municípios, aliando diversas expertises institucionais internas e apresentando objetos de planejamentos, mapeamentos, inventários, estudos, projetos etc. com foco na sustentabilidade, na resiliência e na inteligência. “A diferença é que a consultoria da Universidade para o Plano São Chico 2050 envolve um aporte maior de nossos profissionais, produtos e serviços, além de um período mais longo de execução. É um bloco único, mais robusto, que terá a atuação de muitas frentes de pesquisa de forma simultânea. Trata-se de um formato inédito na região, do qual temos orgulho de participar com nossa expertise científica, ainda mais quando seu objetivo está diretamente ligado à sustentabilidade”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, no ato de assinatura do contrato, realizado na tarde desta quarta-feira em seu gabinete, no Bloco A do Campus-Sede.
O documento foi assinado por Rech, pelo procurador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Maurício Gravina, e pelo prefeito de São Francisco de Paula, Marcos Aguzzolli. Estiveram presentes na ocasião a responsável pela execução do Termo de Referência do Plano São Chico 2050 (documento que detalha o projeto) e assessora especial da prefeitura, Sandra Stehling, os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, e de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e o diretor do ISAM/UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, entre outros professores da Universidade e servidores municipais de São Francisco. Para o prefeito, a consultoria da UCS agrega ainda mais credibilidade ao Plano São Chico e, consequentemente, endossa a sua execução.
A consultoria da UCS para a formulação de diretrizes ao Plano São Chico 2050 abrange as seguintes áreas:
Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado
Plano de Mobilidade Urbana
Plano Diretor de Drenagem Urbana
Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Diagnóstico Socioambiental de Áreas de Preservação Permanente
Planejamento e Diretrizes para ESG
Plano de Ação às Mudanças Climáticas
Plano de Desenvolvimento Turístico
Pesquisa sobre Memória Coletiva e Patrimônio Imaterial
Plano Estratégico Econômico
Plano de Comunicação
Foto: Bruno Zulian
ÁREA DE IMPRENSA
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21