A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, na terça-feira (8/10), a Licença Única que viabiliza o início das obras para a construção da ponte sobre o Rio das Antas, que tem como empreendedor a prefeitura de Nova Roma do Sul. A ponte, localizada na divisa entre os municípios de Nova Roma do Sul e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, terá 170,46m de comprimento e largura total de 10,95m, contando com duas pistas de rolamento.
A chefe da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental (Disa) da Fepam, Mônica Barbosa, disse que a obra vai proporcionar uma importante alternativa de ligação entre os municípios da região, onde atualmente a travessia é feita por meio de uma balsa.
A solicitação da licença foi realizada pelo empreendedor em 26 de junho. O local foi vistoriado pela Fepam em 3 de julho. Na sequência, em 3 de setembro, foi enviado um ofício à prefeitura do município solicitando alguns ajustes. A prefeitura retornou com as demandas solicitadas em 26 de setembro e a Fepam realizou nova análise até a liberação da licença, em 8 de outubro. Todo o processo ocorreu em menos de quatro meses.
“A Fepam está empenhada em atender às demandas dos projetos garantindo a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, e visando à redução dos prazos de análise, sem comprometer o resultado”, afirmou o diretor técnico da Fepam, Gabriel Ritter.
O documento contendo as condições, restrições, orientações sobre a preservação e conservação ambiental do local e sobre a intervenção em vegetação nativa e manejo florestal está disponível no site da Fepam e no Sistema SOL (solicitação número 138367).
Fonte: Gov.RS
Batimetria já está em campo para medir profundidade dos rios de grande porte do Estado
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024