Público pode acompanhar aulas do Projeto de Mosaico Artístico

Iniciativa reúne diversos artistas para a criação de uma obra coletiva que será instalada na Praça Ismar Scussel

O público de Bento Gonçalves e região poderá acompanhar o processo de criação de uma peça em arte com mosaico a partir da iniciativa do projeto Mosaico Artístico: de 09 a 19 de outubro, exceto domingo, das 9h às 17h, na Sala Multiuso da Fundação Casa das Artes, diversos artistas estarão reunidos para as aulas formativas sobre História da Arte Musiva com a historiadora Cristine Tedesco e de mosaico com as mosaicistas Marielle e Michelle Bonetti, do Manas Bonetti Studio D’Arte. A iniciativa de abrir as aulas à visitação pública contribui para o acesso à formação cultural e o acompanhamento de processos artísticos de criação.

Durante as atividades, dez artistas da região que foram selecionados para trabalhar no projeto estarão mergulhados no processo de formação e criação para a execução de uma obra coletiva em mosaico que será instalada na Praça Ismar Scussel, no bairro Planalto. A arte do trabalho leva a assinatura do artista visual Jorge Aresi. O projeto é desenvolvido com recursos do Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

Nestes dez dias, os selecionados participarão de um total de 15 horas de aulas teóricas com a historiadora Cristine Tedesco e 50 horas de aulas práticas com as mosaicistas Marielle e Michelle Bonetti, do Manas Bonetti Studio D’Arte, que têm vasta experiência nessa arte e foram qualificadas na prestigiosa Scuola Mosaicisti del Friuli de Spilimbergo, na Itália, um dos centros mundiais de excelência do mosaico.

A coordenação dos trabalhos será realizada pela própria proponente, Ana Alice Dalcin Zorzi. O projeto se insere num processo colaborativo entre artistas locais e apaixonados pela cultura, com o objetivo de deixar um legado artístico duradouro para a comunidade.

O acompanhamento das aulas é gratuito e, assim, o público terá acesso ao processo de execução da peça, que será levada ao espaço público em data a ser definida.

FINANCIAMENTO:  Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.

REALIZAÇÃO: Manas Bonetti Studio d’Arte, Ana Alice Dalcin Zorzi Mosaicista, Ártemis – História, Arte e Cultura, Jorge Aresi Estúdio de Arte.

APOIO: Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG), Circolo Friulano da Serra Gaúcha e Fundação Casa das Artes.

Fonte: Carlinhos Santos – Jornalismo Cultural

 

 

 

 

 

 

 

 

error: Conteúdo Protegido