Pastoral Familiar da Diocese de Caxias realiza encontro formativo para novo itinerário de catequese matrimonial

Atividade reuniu mais de 60 pessoas no Espaço Pastoral da Paróquia São Pelegrino; a proposta é realizar um acompanhamento personalizado dos noivos para ajudá-los a criar vínculo com a comunidade de fé dando sentido ao matrimônio

A Pastoral Familiar da Diocese de Caxias do Sul promoveu, no sábado, 28 de setembro, um encontro formativo para casais que darão início ao projeto de catequese matrimonial nas paróquias da região. A atividade reuniu mais de 60 pessoas no Espaço Pastoral da Paróquia São Pelegrino, em Caxias do Sul, com o objetivo de dar mais clareza ao processo de acompanhamento personalizado dos noivos que desejam contrair o matrimônio nas paróquias e comunidades da Diocese, em comunhão com toda a Igreja no Brasil.

A atividade foi coordenada pela equipe da Pastoral Familiar da Diocese e pelo referencial, padre Oscar Roberto Chemello Francischelli. Num primeiro momento, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Jocimar Romio, abordou o sentido teológico do sacramento do matrimônio e, na sequência, o vigário paroquial da Catedral e coordenador da Câmara Eclesiástica da Diocese, padre Tiago Camozzato, tratou sobre as questões canônicas do casamento católico.

O encontro teve a participação do vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, e do casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Sul 3 da CNBB, diácono Julio Cezar Quintana e Ana Lori Ely Quintana. Em sua abordagem, os coordenadores salientaram o papel do casal catequista, casal formador, para esse itinerário dos noivos.

Depois aconteceu um momento prático onde a equipe realizou os passos do primeiro encontro, de acordo com o manual previsto pela CNBB. Também foi um momento de tirar dúvidas e apontar alguns processos que serão realizados para a implementação do projeto.

Será feita uma segunda rodada de formação com os casais catequistas nas regiões de pastoral, formação com as secretárias paroquiais e orientações aos padres que atuam nas paróquias. O principal desafio é que toda a Diocese possa acolher em comunhão esse nosso itinerário e busque desenvolver esse processo de acompanhamento personalizado nas paróquias como um processo catequético, vivencial e frutuoso.

Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
error: Conteúdo Protegido