O jovem surdo Alex do Nascimento fala sobre sua trajetória de sucesso na Multimóveis, onde trabalha há mais de quatro anos
Comprometida em ser, além de fabricante de soluções em móveis, uma empresa que pratica responsabilidade social, a Multimóveis exerce tal propósito em diversas frentes, incluindo uma política de inclusão para contratar seus colaboradores. Alex do Nascimento, 27 anos, exemplifica essa postura.
O jovem surdo deu início a seu sonho de trabalhar há quatro anos e dois meses, quando a empresa abriu as portas para a primeira experiência profissional dele. “Algumas pessoas falaram para minha mãe que a Multimóveis era uma boa empresa. Como surdo, não sabia se ia conseguir, porque muitas organizações acabam não nos chamando, e a gente fica só na expectativa. Mas aqui eu consegui ter essa atenção, minha mãe trouxe o currículo e a gente conseguiu ser contratado”, relembra Alex, que trabalha no setor financeiro e se comunica através da linguagem de sinais.
A empresa não só permitiu sua contratação como ofereceu oportunidades para avançar dentro da organização – um desejo desde o início da trajetória profissional. Antes de ocupar o atual posto, Alex passou por outros dois setores. A primeira experiência foi na produção. Como todo funcionário que chega, passou por um treinamento para dar início às atividades, atuando em uma máquina de embalagens. Permaneceu por ali pouco mais de três anos, sempre com o desejo de evoluir na carreira. “Questionava meu gestor se havia alguma oportunidade, e ele me pedia um pouco de paciência. Continuei trabalhando e me esforçando, até que surgiu a chance de ir para a exportação”, conta ele, que conversou com a reportagem através da intérprete Stephanie Araldi Cruzetta.
Ele ficou cerca de quatro meses no setor, até que um novo desafio surgiu através da gestora do departamento financeiro, Marilza de Souza. “Precisávamos fazer algumas tarefas que necessitavam de foco e resolvemos convidá-lo, com a autorização de sua então gestora. Ele se saiu muito bem, trazendo muita agilidade na conferência de dados em uma plataforma. Então, convidamos ele para vir para nosso setor. Ele tem um foco muito grande, um poder de concentração enorme”, elogia Marilza. A troca de aprendizados, diz ela, foi enriquecedora. “A gente aprende muito mais com ele do que ele conosco”, garante.
Troca e crescimento pessoal
Querido em cada setor da empresa e integrado com os colaboradores, Alex encontrou formas de se comunicar com os colegas. Muitas vezes o processo se dá por troca de bilhetes com mensagens escritas. Em outras situações, por meio da Língua Brasileira de Sinais. A Multimóveis já teve e terá novas turmas de Libras, em um movimento constante para melhorar a comunicação interna. Outra forma de se manter em contato com os colegas foi desenvolvendo uma linguagem própria. Alex criou sinais para se referir à empresa e também aos distintos setores e às pessoas. “Eles me ensinam e eu ensino o que eu sei. Então, a gente vai fazendo essa troca, e com isso conseguimos andar bem com o trabalho. Eu fico muito feliz porque todos os setores que eu passei, todos tiveram essa preocupação em tentar se comunicar comigo”, diz Alex.
É assim que ele pretende seguir, nesse intercâmbio de aprendizado, para continuar crescendo. Uma de suas metas é entrar para um curso de graduação na área de gestão – ele já possui alguns profissionalizantes. E, também, seguir na Multimóveis no futuro. “Se me aceitarem, quero continuar aqui”, brinca. “Para mim, fazer parte dessa empresa que tanto cresceu e completará 30 anos em 2025 não tem explicação, porque eu me sinto muito incluso, todos me apoiaram desde o início, e a empresa sempre foi muito acessível. Então, tenho muito orgulho em poder representar essa empresa”, continua. É uma visão que mostra como a inclusão pode alterar trajetórias. “Para um surdo conseguir um trabalho e chegar nesse nível é bem difícil, por preconceito ou porque as pessoas pensam que não há como trabalhar ao lado de um surdo. Eu sempre acreditei muito em mim, no meu futuro, queria um emprego e consegui. Fico muito emocionado em ter um trabalho e poder mudar a minha vida. Mais do que conquistar bens, quero melhorar meu conhecimento e o convívio que tenho com as pessoas”, ressalta ele.
Atualmente, a Multimóveis mantém em seu quadro de colaboradores oito pessoas com deficiência, além de manter abertas oportunidades de novas contratações. Os interessados podem submeter o currículo para o e-mail recrutamento@multimoveis.com ou entrega-los na recepção da empresa (Beatriz Dall Onder, 266, no Distrito Industrial, em Bento Gonçalves).
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Paloma Silva
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves