O governo do Estado assinou, nesta segunda-feira (23/9), a portaria SES 580/2024, que atualiza a lista de municípios que contarão com o Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip), recebendo um incentivo mensal, pré-fixado, de R$ 80 mil. O valor servirá para custeio dos serviços e tratamentos especializados. O documento foi assinado pela secretária-adjunta da Saúde, Ana Costa.
Foram habilitados serviços nos municípios de Canoas, Frederico Westphalen, Montenegro, Santa Maria, Soledade e Vacaria. O ato de assinatura da portaria aconteceu em Santa Maria e contou também com a presença do prefeito Jorge Pozzobom.
A criação dos Craips faz parte da expansão e consolidação das estratégias de prevenção e enfrentamento ao avanço das epidemias de HIV/Aids, hepatites virais e coinfecções, e ao aprimoramento da organização da rede de atenção integral à saúde das pessoas vivendo com HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
No total, já foram habilitados 24 Craips. O Rio Grande do Sul está destinando R$ 25 milhões anuais para alocação e execução do recurso financeiro em até 26 centros.
Municípios com Craip habilitado:
- Bento Gonçalves
- Lajeado
- Rio Grande
- Uruguaiana
- Alvorada
- Cruz Alta
- Ijuí
- Novo Hamburgo
- Pelotas
- Porto Alegre
- Santa Cruz do Sul
- Santa Rosa
- Santana do Livramento
- Santo Ângelo
- São Leopoldo
- Taquara
- Tramandaí
- Viamão
- Canoas
- Frederico Westphalen
- Montenegro
- Santa Maria
- Soledade
- Vacaria
Agendas na região central
Ana cumpre agendas na segunda (23/9) e terça-feira (24/9) em municípios do centro do Estado. Em Santa Maria, a secretária-adjunta visitou, nesta segunda, o Centro de Atendimento em Saúde (CAS), do TeAcolhe, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município.
À tarde, ela participou da inauguração do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai), também em Santa Maria, e visitou o CAS na Apae de Formigueiro.
Na terça, Ana visitará unidades de saúde que foram reformadas e ampliadas, com recursos da Rede Bem Cuidar, nos municípios de São Martinho da Serra e Quevedos.
Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra