O autor de 13 livros publicados teve o seu nome anunciado nesta quarta-feira (18)
A 39ª Feira do livro de Bento Gonçalves, cujo tema é Histórias que todos Contam, está se aproximando, e já tem o patrono definido. O nome escolhido para esta edição é o do escritor e contador de histórias Eliandro Rocha, anunciado nesta quarta-feira (18). Natural de Sapucaia do Sul, Rocha já tem 13 livros publicados e possui uma carreira voltada para a literatura infantil e na formação de leitores. Além de Rocha, em agosto foi anunciado o autor bento-gonçalvense Ismael Sebben na função de escritor homenageado.
O patrono destacou sobre a expectativa pela sua participação na feira. “Sou só gratidão, a feira do livro de Bento é uma das mais bonitas da região, sempre com uma excelente curadoria. Para mim é muito forte, sou o sétimo filho de um casal de analfabetos, e ser patrono da feira do livro de Bento representa muito, e é algo que nem cabe em mim, de tamanha felicidade. É só muita gratidão por esse lindo convite. A semente foi jogada em terra fértil e agora vamos fazer germinar todo amor pelo livro e literatura”, se emociona.
O secretário de Cultura Evandro Soares destaca que “é uma alegria estarmos anunciando o patrono de mais uma Feira do Livro. É importante ressaltar o grande trabalho que o autor já realiza há um tempo com o público infantil, se dedicando e trabalhando para uma literatura que tem como propósito também de formar pequenos leitores”.
Sobre o autor
Formado em Marketing e especializado em criação literária pela PUC, Rocha tem mais de uma década de experiência em bibliotecas escolares, contações de histórias, e consultoria literária. Entre suas obras destacam-se “A Ponte”, que foi traduzido e publicado na China e Coreia do Sul, e “Roupa de Brincar”, que recebeu o Prêmio Sylvia Orthof da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e foi finalista em duas categorias do Prêmio Jabuti.
Rocha também é conhecido por sua atuação social, como exemplificado pela campanha “A Ponte”, que arrecadou e distribuiu mais de 90 mil livros para escolas afetadas por enchentes em São Leopoldo. Esta campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, demonstrou seu compromisso com a educação e o acesso à literatura. Sua contribuição significativa ao campo da literatura infantil e seu engajamento em causas sociais destacam-no como uma figura influente no cenário literário brasileiro.
Além de “A Ponte” e “Roupa de Brincar”, o patrono da feira também é autor das obras “Prendedores”, “O Poço”, “Escola de Príncipes Indecisos”, “Escola de Príncipes Encantados”, “Amigo Secreto”, “Passa Passará”, “Quantas Rodas tem uma Bicicleta”, “Meu Cachorro Sumiu”, “Escola de Princesas Recatadas” e “Natalino”.
A Feira do Livro
A 39ª Feira do Livro ocorre de 9 a 20 de outubro na Via del Vino e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves