Absorvendo o aroma de churrasco que exala dos piquetes que formam uma “Cidade Farroupilha” no coração de Porto Alegre, e por entre ruas batizadas com nome de personalidades que contribuíram para o tradicionalismo gaúcho, ergue-se a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia. O espaço, que propicia aos visitantes acesso a produtos de qualidade elaborados no meio rural, também conecta tradição e originalidade nas suas mercadorias.
De São Lourenço do Sul, se apresenta um estande que comercializa um dos utensílios símbolo da tradição gaúcha. A cutelaria Facas Coimbra se caracteriza pelo trabalho com vários tipos de aço na fabricação de facas: carbono, inox, forjado e damasco. O empreendimento atua no ramo desde 2012 e celebra a oportunidade de estar presente em um dos maiores eventos ligados à cultura gaúcha. “Estamos com uma expectativa muito grande para o evento, pois o uso da faca é uma tradição do Rio Grande do Sul e um instrumento indispensável para quem aprecia um bom churrasco”, afirma Josiane Coimbra, integrante da família responsável pelo negócio.
A rapadura de melado de amendoim e o melado de cana batido são os diferenciais da Colonial Gelinger, de Parobé. O expositor Alexandre Ares comemora a oportunidade de ter um contato próximo com o público. “Nós recebemos aqui pessoas que já conhecem nossos produtos e outras que ainda não estão familiarizadas com esses sabores. Estar na feira nos dá a possibilidade de explicar aos clientes como são feitos os produtos e quais ingredientes utilizamos na fabricação”, comenta.
A agroindústria Novo Citrus, de Pareci Novo, é uma das pioneiras nas participações em feiras da agricultura familiar na Expointer. No Acampamento Farroupilha, o empreendimento está comercializando a Biomassa de Banana Verde Integral. O produto é 100% orgânico e contém uma grande quantidade de fibras e amido resistente, que serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando a flora intestinal e, consequentemente, o funcionamento do intestino.
“Achávamos que a banana verde não era um alimento muito consumido, até que descobrimos as vantagens dessa versão da fruta. Ela traz vários benefícios ao organismo, ampliando, inclusive, os níveis de serotonina, neurotransmissor que é relacionado aos sentimentos de satisfação e bem-estar”, assegura Maria Helena da Rocha, proprietária da Novo Citrus.
Maria Helena afirma ainda que a Biomassa de Banana Verde pode ser utilizada em diversas receitas de alimentos para pessoas intolerantes a glúten. “Aplicamos a biomassa numa receita de bolo, com ovos, cacau, entre outros ingredientes, e ficou maravilhoso”, garante.
O Pavilhão da Agricultura Familiar no Acampamento Farroupilha fica aberto até 22 de setembro, com funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h. Aos sábados e domingos, o horário é das 10h às 22h.
Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR
Edição: Secom
ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA ERS-122, EM ANTÔNIO PRADO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE MULHER POR FURTO EM LOJA NA ÁREA CENTRAL DE BENTO GONÇALVES
HOMEM É ESFAQUEADO APÓS NEGAR DINHEIRO PARA UMA MULHER NA PRAÇA CENTENÁRIO, EM BENTO GONÇALVES