O jornalista Felipe Padilha, que também atende a Catedral Diocesana de Caxias do Sul e a Paróquia Santo Antônio de Bento, participa da atividade que tem o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade”
A Diocese de Caxias do Sul marca presença no 11º Seminário de Comunicação Social promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. O jornalista Felipe Padilha, assessor de comunicação da Igreja Particular de Caxias, que também presta serviços para a Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila e para a Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, participa da atividade que tem o tema: “Igreja, casa de vidro: assessoria de comunicação na construção da reputação e identidade”.
Entre os dias 10 e 13 de setembro, mais de 100 comunicadores de todo o Brasil participam do encontro no Centro de Estudos do Sumaré. O arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani João Tempesta, participou da mesa de abertura, na noite da terça-feira, 10 de setembro. A primeira conferência abordou o tema: “Prevenção e Gestão de Crises: Garantindo a Reputação e Imagem Institucional da Igreja Católica”, com a assessoria do padre Arnaldo Rodrigues, assessor de Comunicação da CNBB e Membro do grupo de reflexão do CELAM para gestão de crises.
Na manhã desta quarta-feira, 11 de setembro, foram duas conferências: “Estratégias de comunicação: impacto e eficiência nas assessoria para pessoas físicas e governamentais”, com Igor Marques, secretário de governo de comunicação do RJ, e “O que é noticia ou não, nesses tempos de mídias sociais aceleradas”, com Germana Costa Moura, da Approach Comunicações.
A parte da tarde foi dedicada a visitar o Palácio Guanabara, que é a sede do governo do estado, a Secretaria de Comunicação do RJ, a Rádio Roquette Pinto – a primeira emissora de rádio do Brasil -, o Museu do Amanhã e o Centro de Operações Rio – Prefeitura do Rio de Janeiro. A noite é dedicada ao filme “The Post”.
Para a quinta-feira, dia 12, estão previstas conferências com o professor doutor Marcelo Alves, sobre novas ferramentas de Inteligência Artificial para assessoria de comunicação e “correta expressão visual da marca: como se deve usar e quais os riscos de aplicações erradas”, com Amanda Cinelli. No campo pastoral, estão programadas duas conferências com a vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, sobre a comunicação assertiva e o relacionamento com os jornalistas, e a comunicação do Papa Francisco e seus desafios.
Também haverá momentos para abordar a “assessoria de comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados”, com a professora da Universidade de Brasília, Eliane Muniz, e “A transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública”, com o padre Anderson Pedroso, SJ, que é reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio).
Na sexta-feira, dia 13, a Missa será presidida por Dom Orani João Tempesta, seguida de duas conferências: “Construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing”, com Koca Machado, professora de Marketing da ESPM e “Além do Press Release: entendendo as necessidades da mídia”, assessorada por Lucia Martins, da Agência Danthi.
O Seminário é um encontro de profissionais da área da comunicação eclesial no Brasil. Tem como principal objetivo ser um local de colaboração na formação destes referenciais das Dioceses, Congregações, Institutos e Movimentos que desenvolvem um papel fundamental na comunicação. Estes referenciais são facilitadores na multiplicação das informações nas suas instituições de correspondência.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi
Supermercadistas reconhecem os destaques do ano com o Carrinho Agas 2024