Iniciativa é liderada pelos médicos Asdrubal Falavigna e Orlando Righesso Neto
O Hospital São Carlos (HBSC), de Farroupilha, é o primeiro da Serra Gaúcha a contar com o robô Mazor™️ na realização de cirurgias robóticas de coluna vertebral. O primeiro procedimento ocorreu nesta segunda-feira (09/09). Outros três ocorrem ao longo da semana, possibilitando maior acurácia na colocação de parafusos para fixação da coluna. A iniciativa é liderada pelo Dr. Asdrubal Falavigna, neurocirurgião e chefe da equipe de neurologia do HBSC, e Dr. Orlando Righesso Neto, ortopedista e traumatologista.
O robô Mazor™️ foi utilizado pela primeira vez no Brasil em abril, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O sistema permite o planejamento prévio de cirurgias e permite um aumento da precisão na colocação dos implantes de fixação da coluna. Com isso, confere maior segurança, menor radiação para o paciente e equipe médica, melhor planejamento cirúrgico e menor risco de sangramento, possibilitando uma recuperação mais rápida quando comparada com métodos convencionais.
O aparelho estará ao alcance da equipe de cirurgiões de coluna do São Carlos – que conta ainda com o médico Pedro Guarise – amplamente treinada para correção de instabilidade da coluna vertebral e descompressão nervosa. “Esta é a primeira vez que a Serra Gaúcha pode contar com uma tecnologia robótica de ponta para restaurar os problemas da coluna vertebral de maneira precisa e minimamente invasiva. Estamos sempre em busca das melhores soluções para nossos pacientes, especialmente no que se refere à segurança dos procedimentos. Temos uma estrutura preparada para receber as melhores inovações em termos de ferramentas, com um time treinado para fazer acontecer. Estamos muito contentes com essa parceria”, reforça Janete Toigo D’Agostini, superintendente da instituição.
Após os primeiros procedimentos no São Carlos, os médicos levarão a novidade para congressos da área, compartilhando conhecimentos e experiências com outros profissionais. O robô poderá ser utilizado em mais operações no São Carlos conforme indicação da equipe de cirurgiões, responsável pelo aparelho.
Tendo completado 90 anos em fevereiro de 2024, o Hospital São Carlos é referência de alta complexidade em traumato-ortopedia para 34 municípios do Rio Grande do Sul.
Foto: Guilherme Fadanelli
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves