Deputado Lorenzoni propõe criação de fórum permanente para acompanhar demandas de entidades gaúchas

A Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico no Estado do Rio Grande do Sul se reuniu na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, com entidades e federações ligadas à indústria, comércio, serviços e agricultura, para uma reunião técnica de trabalho.

Após as falas iniciais do presidente da Comissão, Guilherme Pasin, do vice, Delegado Zucco, e do relator, Rodrigo Lorenzoni, se manifestaram as lideranças empresariais. Cada setor trouxe questões mais imediatas, que vêm travando a recuperação dos empreendimentos nesse pós enchentes, e também as de longo prazo, que impedem o desenvolvimento do Estado.

Os principais pontos levantados foram os entraves burocráticos para acesso a recursos, indisponibilidade de recursos a fundo perdido, alta carga tributária, falta de competitividade logística, insegurança jurídica, ausência de um REFIS estadual e outras situações bem específicas, como abertura do comércio aos domingos e capacitação empresarial.

 

Ao final da reunião, o relator da Comissão, Rodrigo Lorenzoni, sugeriu a criação de um fórum permanente para que classe produtiva, empreendedores e Legislativo possam abordar essas e outras questões em reuniões periódicas. “Nós somos instrumentos nesse processo de ação, na representação daqueles que nós nos comprometemos a representar quando fomos eleitos. E para bem representar temos que estar conectados com esses compromissos”, afirmou Rodrigo.

Os participantes da reunião aprovaram a sugestão. Juarez Meneghetti, diretor da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, afirmou que os empresários antes, cuidavam das suas empresas e deixavam o setor público para o Legislativo e para o Executivo, mas que hoje não é mais assim e que tudo precisa ser compartilhado. Além dele, estava presente na reunião Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul, Carlos Schmaedecke, do CDL POA; Patrícia Godoy, vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas; Luiz Pires, da Farsul; Leonardo Lessa, do CDL de Novo Hamburgo, e Adriano Beuren, da Fecomércio.

Fotos Lucas Kloss | Agência ALRS
error: Conteúdo Protegido