A Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico no Estado do Rio Grande do Sul se reuniu na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, com entidades e federações ligadas à indústria, comércio, serviços e agricultura, para uma reunião técnica de trabalho.
Após as falas iniciais do presidente da Comissão, Guilherme Pasin, do vice, Delegado Zucco, e do relator, Rodrigo Lorenzoni, se manifestaram as lideranças empresariais. Cada setor trouxe questões mais imediatas, que vêm travando a recuperação dos empreendimentos nesse pós enchentes, e também as de longo prazo, que impedem o desenvolvimento do Estado.
Os principais pontos levantados foram os entraves burocráticos para acesso a recursos, indisponibilidade de recursos a fundo perdido, alta carga tributária, falta de competitividade logística, insegurança jurídica, ausência de um REFIS estadual e outras situações bem específicas, como abertura do comércio aos domingos e capacitação empresarial.
Ao final da reunião, o relator da Comissão, Rodrigo Lorenzoni, sugeriu a criação de um fórum permanente para que classe produtiva, empreendedores e Legislativo possam abordar essas e outras questões em reuniões periódicas. “Nós somos instrumentos nesse processo de ação, na representação daqueles que nós nos comprometemos a representar quando fomos eleitos. E para bem representar temos que estar conectados com esses compromissos”, afirmou Rodrigo.
Os participantes da reunião aprovaram a sugestão. Juarez Meneghetti, diretor da Federação das Associações Gaúchas do Varejo, afirmou que os empresários antes, cuidavam das suas empresas e deixavam o setor público para o Legislativo e para o Executivo, mas que hoje não é mais assim e que tudo precisa ser compartilhado. Além dele, estava presente na reunião Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul, Carlos Schmaedecke, do CDL POA; Patrícia Godoy, vice-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas; Luiz Pires, da Farsul; Leonardo Lessa, do CDL de Novo Hamburgo, e Adriano Beuren, da Fecomércio.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves