Lançamento da EDUCS contribui à pesquisa histórica que registra memórias constituintes à região
Histórias como a dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul merecem ser registradas, contadas e cantadas. É o que promove a série de livros Cansioniero Popolar, que teve lançada sua quarta edição, ao reunir músicas que, quando entoadas, já nas primeiras notas ganham coro ao encontrar referência na memória afetiva e cultural de muitos dos moradores do Estado.
O projeto contempla a publicação de cinco volumes com o objetivo de divulgar o acervo de canções da imigração italiana pertencente ao Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade de Caxias do Sul. Organizada pelo reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, e pelo diretor do IMHC, pesquisador Anthony Beux Tessari, o quarto volume teve sessão de autógrafos nesta quarta-feira, 28 de agosto, no Centro de Convivência do Campus-Sede. A cerimônia foi musicada pelo grupo folclórico Girotondo, que animou o público com as canções presentes no livro.
Consonante à temática desta edição, “Educação”, no lançamento o reitor evidenciou o potencial formativo de tudo o que se relaciona à “casa da ciência”. “E contar um pouco da história dos nossos antepassados, registrando e perpetuando elementos que compuseram a região, é um trabalho que nos inspira e revela a força da universidade comunitária, que tem a pesquisa como missão indeclinável”, afirmou.
E essa dedicação é tradicional à Instituição, conforme a fala do escritor José Clemente Pozenato, coautor responsável pela tradução das letras publicadas nesse volume. “Me sinto comovido, em uma viagem no tempo, lembrando como tudo começou”. Esse começo data de 1981, a partir do Projeto Ecirs (Elementos Culturais da Imigração Italiana no Nordeste do RS), com o registro da performance de 36 corais de cidades da Região e a coleta de 300 canções. Esse trabalho, como recordou Pozenato, partiu da historiadora Cleodes Maria Piazza Julio Ribeiro, responsável pela pesquisa de campo e interpretação, que registrava as gravações “e dizia que o que é cantado permanece mais forte na memória”, relembrou o escritor, emocionado.
Quarta edição, 57 músicas
Seguindo a proposta dos volumes anteriores, a quarta edição de Cansioniero Popolar apresenta canções interpretadas por corais de diferentes localidades da região Nordeste do Rio Grande do Sul, acompanhadas da pauta musical manuscrita, da letra em língua original e da tradução – neste volume são 57 músicas. A obra também oferece três textos inspirados na Educação, assinados pelo reitor Gelson Leonardo Rech em parceria com outros autores: Cansioniero Popolar: cantos da imigração italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, com Anthony Tessari; Padre João Schiavo: um beato educador, com Gustavo Luis Toigo; e Escolas católicas em Caxias do Sul: os colégios São José e Nossa Senhora do Carmo, com Sidnei Cunico. Ainda, reúne reproduções fotográficas do acervo do IMHC.
O livro, que tem patrocínio da Móveis Florense, pôde ser adquirido durante o evento de lançamento e a verba arrecadada com a venda será doada ao Projeto Mão Amiga, que atende crianças em condição de vulnerabilidade social.
Em sua página, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) disponibiliza as versões digitais dos volumes já lançados de Cansioniero Popolar. A série integra um selo criado pela Editora especificamente para as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no Estado: La Macchina a vapore, em referência ao meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes em sua vinda ao Brasil. “Uma das maiores editoras universitárias do RS, a EDUCS tem o propósito de valorizar a pesquisa e a produção literária e bibliográfica dos autores da região”, reforçou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Everaldo Cescon. Integrando essa missão, para 2025 estão programados os lançamentos do quinto e último volume de Cansioniero Popolar e outras publicações com essa temática, entre eles o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, que servirá como um guia definitivo sobre esse fenômeno imigratório no Estado.
Apoio e envolvimento comunitário
Na solenidade de lançamento do quarto volume, o cônsul-honorário da Itália em Caxias do Sul, Gelson Castellan, contextualizou o papel do Consulado de apoiar projetos vinculados à cultura italiana no Rio Grande do Sul e a importância do município caxiense, que tem profundas raízes da imigração. “É uma honra estar junto à UCS, que desenvolve trabalhos fantásticos nessa temática, em projetos como esse”, celebrou.
No âmbito municipal, a UCS também preside a comissão executiva das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS. A vice-prefeita, Paula Ioris, agradeceu a dedicação Institucional para a coordenação dos trabalhos. Para ela, o lançamento do livro “é uma das ações que representam a nossa história, construída por tantos anos, e que tanto nos orgulha”.
Fonte: Imprensa – UCS
Foto: Bruno Zulian
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra