A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) segue promovendo avanços na execução das obras de reconstrução em estradas atingidas pela enchente histórica de maio. Nesta semana, as equipes estão dando sequência à restauração de um talude localizado às margens do quilômetro 38 da ERS-115, em Gramado, após parte da área ter sido afetada pelas fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul.
No local, está sendo executada a contenção do terreno por meio da colocação de um muro de gabião — estrutura utilizada para aprimorar a estabilidade do solo no talude, prevenindo eventuais deslizamentos e erosões. Cerca de 70% dos trabalhos já estão finalizados e a conclusão está prevista para o final de agosto.
Em decorrência da presença de trabalhadores e maquinários na pista, é fundamental que os motoristas redobrem a atenção e sigam as sinalizações indicativas das placas, além das orientações das equipes. A execução das obras podem ocasionar redução de velocidade, retenção de veículos, trechos em meia-pista e tráfego intercalado.
Para o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, os avanços das obras permitem que o trânsito de veículos tanto na ERS-115 quanto na ERS-235 funcionem dentro da sua normalidade. “Desde a enchente, executamos diversas obras e serviços para recuperar trechos estratégicos e estabilizar taludes nas regiões da Serra e das Hortênsias, proporcionando mais segurança viária e melhores condições de deslocamento à população”, explica Vanacôr.
Na última semana, a EGR concluiu as obras de nivelamento do trecho de 420 metros da ERS-115, próximo ao quilômetro 23 em Três Coroas. As equipes executaram a fresagem, os ajustes nos desníveis, a aplicação de uma nova camada asfáltica e a sinalização horizontal para garantir a segurança e o conforto dos motoristas que trafegam pela região. O problema foi causado pelo adensamento do aterro, formado por uma camada de solo coluvial.
Fonte: EGR
Foto: Raphael Nunes/EGR
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves