Empresa será homenageada com o troféu Destaque Setorial Agro nesta quinta-feira (15), na 52ª edição da iniciativa que reconhece as marcas com destaque internacional. Em 2023, as vendas para o Exterior cresceram 43,6%, melhor resultado em duas décadas
Pelo nono ano consecutivo, a Cooperativa Vinícola Aurora será reconhecida com o Prêmio Exportação RS, pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A empresa receberá o troféu Destaque Setorial Agro pelo desenvolvimento da marca no mercado internacional. Os vencedores da 52ª edição receberão o prêmio nesta quinta-feira (15), em Porto Alegre (RS).
A cooperativa recebeu o seu primeiro troféu em 2016 e, desde então, vem crescendo no mercado externo. O volume comercializado em 2023 é três vezes maior ao registrado no primeiro ano de reconhecimento pelo prêmio. Em valor, as exportações cresceram 224% em nove anos.
“A premiação representa todo o trabalho e perseverança que consolidamos na última década. Levamos a nossa cooperativa para todos os continentes, mostrando que é possível produzir com qualidade e sustentabilidade. Esse prêmio representa muito para nós, pois é fruto da dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas e dos nossos mais de 500 funcionários”, valoriza Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
O volume exportado cresceu 43,6% frente a 2022, atingindo, mais uma vez, seu melhor resultado em duas décadas. As bebidas chegaram para 17 países, tendo como principais destinos os continentes americano e asiático. Os espumantes foram os produtos que mais se destacaram em 2023, com um crescimento de 154% em relação a 2022, com um total de 72 mil litros exportados.
No ano, foram exportados 1,4 milhão de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva, para 17 países. O suco de uva representou 53,4% do total exportado. A linha Zero Álcool, que começou a ser exportada em 2020, somente para a China (principal comprador – com quase 100% das aquisições) e a ilha de Curaçao. Em três anos (2020-2023) foram comercializados 1,7 milhão de litros da bebida gaseificada feita à base de suco de uva, o equivalente a 386.695 caixas.
A supervisora de Exportação e Importação da Cooperativa Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest, projeta a continuidade dos resultados positivos para a exportação, mesmo com alguns desafios perante o cenário internacional.
“Esperamos fechar mais um ano com crescimento nas vendas, mas esse é um período com limitações de produção por conta da safra com menor volume que tivemos. Portanto precisamos avaliar as operações para o Exterior caso a caso. Mesmo assim, neste primeiro semestre, exportamos mais de 585 mil litros entre vinhos, espumantes e sucos”, informa.
A China continua sendo o principal destino dos produtos da Aurora, seguido por Uruguai, Paraguai e Gana. Comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período em 2024, houve um aumento de 47% na linha de espumantes e de 14% nas exportações de sucos.
Aurora no mercado brasileiro
A Cooperativa Vinícola Aurora é Líder nacional no mercado de vinhos finos brasileiros, sucos de uva integral e coolers. A marca está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além do Exterior, comercializando para 17 países.
A Aurora elabora mais de 220 produtos, divididos em 13 linhas: Aurora, Pequenas Partilhas, Casa de Bento, Gioia, Conde de Foucauld, Marcus James Reservado, Keep Cooler, Sangue de Boi, Country Wine, Maison de Ville, Saint Germain, Prestige e Brazilian Soul (marca destinada ao mercado internacional).
Por ano, a cooperativa apresenta, em média, cinco produtos inéditos, além de novas safras de rótulos conhecidos. Em 2024, já foi apresentado o espumante Conde de Foucauld Moscatel e, no segundo semestre, ainda será lançada a linha zero álcool de Keep Cooler, nas versões uva branca e uva tinta, e as novas opções sem álcool na linha Aurora Zero Álcool. Também chegará ao mercado, até o fim do ano, o Espumante Extra Brut Aurora D.O. Altos de Pinto Bandeira Rosé.
Fonte: MComunicação – Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
Foto: Zeto Teloken
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves