Por unanimidade, a Assembleia Legislativa cassou na sessão plenária desta quinta-feira (22), o mandato do deputado e ex-jogador, Mario Jardel (PSD). A Bancada do Partido dos Trabalhadores apoiou a cassação. Vários parlamentares do PT subiram à tribuna para manifestar o voto. Um deles, Adão Villaverde, lembrou o voto decisivo de Jardel na votação do tarifaço, no final de 2015, considerado pelo ex-jogador como o maior gol de sua carreira. Outro parlamentar do PT, Altemir Tortelli reforçou a proposta para que seja mais debatida a reforma política no Brasil, uma forma de se fortalecer a ética na política.
Jardel recebeu mais de 41 mil votos no pleito de 2014. Em novembro do ano passado, ele foi alvo da Operação Gol Contra do Ministério Público. A investigação apontou que o deputado chefiava uma quadrilha dentro do gabinete com o objetivo de se apropriar de diárias, manter funcionários fantasmas e exigir repasse de parte dos salários dos assessores.
A Assembleia Legislativa deixou de pagar os salários do deputado na primeira semana de dezembro. O pagamento de Jardel passou a ser feito pelo INSS, uma vez que a Assembleia encaminhou o deputado para aposentadoria por invalidez. Sem o deputado, também dissolveu o gabinete de Jardel, demitindo os 17 funcionários com cargo em confiança (CC’s).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da AL-RS e do Jornal Correio do Povo
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor