Ao longo deste mês, iniciativas contemplam temas como aposentadoria, direitos dos idosos e mostra de trabalhos sobre envelhecimento humano
Segundo dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil atingiu 32,2 milhões, um aumento de 56% comparado ao censo de 2010. O envelhecimento com qualidade de vida é uma pauta que se mantém contemporânea e segue entre os temas de dedicação da Universidade de Caxias do Sul. Durante o mês de agosto, a UCS promove uma série de atividades conectadas a este público. O primeiro evento ocorre nesta sexta-feira, dia 9, com a palestra “Aposentadoria: Prioridades da Vida para Ser Bem Vivida”. O tema será abordado pelo educador, escritor e psicólogo José Carlos Zanelli, que analisa os impactos da aposentadoria e as escolhas e prioridades no pós-carreira. A atividade ocorre no Bloco E do Campus-Sede, das 14h às 17h, com inscrições a partir deste link.
Os direitos desta parcela da população serão tema da roda de conversa “Estatuto do Idoso: Reflexão nas Áreas Cível e Penal”, no próximo dia 24 de agosto. On-line, das 8h30min às 12h30min, a atividade vai incentivar reflexões nas esferas jurídica e social. Inscrições abertas a partir deste link.
E a III Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano é realizada no dia 31 de agosto. A iniciativa visa destacar a pesquisa científica sobre o envelhecimento humano e impulsionar o avanço do estudo relacionado à população idosa entre os acadêmicos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento da Instituição. Interessados têm até o dia 11 de agosto para submeterem trabalhos. No link estão disponíveis mais informações e inscrições.
Foto: Bruno Zulian
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves