No próximo ano, a 61ª Campanha da Fraternidade vai apresentar o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”, sendo um sinal da Igreja Católica no Brasil no cuidado para com o povo brasileiro a partir da situação climática
Na tarde da terça-feira, 06 de agosto, a equipe responsável por dinamizar a Campanha da Fraternidade 2025 na Diocese de Caxias do Sul se reuniu para iniciar o planejamento das atividades de formação e ações concretas para o próximo ano. Com o lançamento na Quarta-feira de Cinzas de 2025, 05 de março, a 61ª Campanha da Fraternidade vai apresentar o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral”, sendo um sinal da Igreja Católica no Brasil no cuidado para com o povo brasileiro a partir da situação climática. O lema é retirado do livro do Gênesis: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Com a divulgação do cartaz oficial pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na segunda-feira, dia 05, o grupo pôde refletir sobre os caminhos para preparar bem o período anterior à Campanha da Fraternidade, bem como a vivência do que o tema propõe e o acompanhamento e avaliação das ações. Fazem parte do grupo: o coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e membro da equipe nacional das CFs, padre Anesio Ferla, representando a equipe de Coordenação de Pastoral, Denise Lain e Ana Júlia Bento Alves, a secretária da Cáritas na Diocese, Loiva Menezes e o assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha.
Entre as ações já previstas estão dois momentos de formação, sendo um para o clero, durante o dia, e outro à noite para as lideranças das paróquias e comunidades, em novembro de 2024. A equipe pretende fomentar a participação de pessoas de todas as Regiões de Pastoral e do Vicariato de Nova Prata, nas atividades de forma presencial e remota.
O grupo também já levantou propostas para a abertura da Campanha da Fraternidade, no dia 05 de março, e para o diálogo e ações voltadas ao mundo acadêmico. Também foi abordado o processo de organização do edital para acesso aos recursos da Coleta da Solidaridade, realidada no Domingo de Ramos.
Fonte e foto: Diocese de Caxias do Sul- Comunicação
PG
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro