Programação segue no sábado, dia 3, e domingo, 4, em Monte Belo do Sul
Basta se aproximar da Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul, para começar a se surpreender com o 12º Polentaço e 10ª Festa do Agricultor. O consagrado evento que traz o tradicional tombo de duas polentas gigantes, de 800kg cada, vem com uma proposta reconfigurada nesta edição.
As novidades começam pela disposição das atrações que tomam o centro do município. Já ao chegar, o visitante é convidado a conhecer as atrações de mais de 30 empreendimentos locais, que trazem produtos característicos da agroindústria, muitas vezes familiar. É possível encontrar artesanatos variados e incontáveis delícias – queijos, embutidos como salames e copas, pães, biscoitos, geleias, entre outros. Também sobram alternativas para brindar com a produção das vinícolas, que oferecem seus vinhos e espumantes para serem apreciados em charmosas mesas dispostas pela praça.
É na gastronomia, no entanto, que o Polentaço tem seu apelo principal. São opções que reúnem o melhor da gastronomia típica da colonização italiana e, também, da cozinha contemporânea. Pratos quentes, lanches e petiscos são comercializados em porções para atender a todos os paladares. Nesse menu repleto de sabores, a estrela do evento – a polenta – desfila em combinações irresistíveis. Mole, acompanhada por diferentes tipos de molho, frita ou brustolada com queijo e salame, ela é pedida obrigatória para quem quer sentir o legítimo sabor do evento.
Tombo da polenta gigante no sábado e domingo
A iguaria é quem protagoniza, também, alguns dos atrativos mais originais da programação: o tombo da polenta gigante. Nesta edição, serão dois: no sábado (03), às 16h45min, e no domingo (04), às 14h30min. Em cada um deles, 800kg do alimento serão preparados sob o olhar do público em um tacho gigante, e depois servidos para degustação e com uma novidade nesta edição – em cumbucas biodegradáveis e com colheres de madeira, em uma ação sustentável promovida pelo evento.
Duante o Polentaço é possível apreciar a polenta também de uma forma muito inusitada: em criativas esculturas, que ficam em exposição durante os três dias e disputam um concurso que mobiliza a comunidade monte-belense. A exibição pode ser conferida em um espaço ao lado da Igreja.
Atrações no palco
Em Monte Belo do Sul, a festa segue ao som das múltiplas atrações que sobem ao placo – grupos de cultura típica, corais e artistas (veja programação abaixo) valorizam os talentos e a cultura da região. O 12º Polentaço e a 10ª Festa do Agricultor têm realização do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, com apoio cultural do Sicredi, Farinha Burati e ‘Monte Belo – Destino Turístico’. O patrocínio é de Dumar, Vinícola Cavalleri, Multimóveis, Dalmóbile e Adega da Serra, com financiamento do Pró Cultura RS – Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
Serviço
O quê: 12º Polentaço
Quando: dias 3 e 4 de agosto de 2024
Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
Quanto: entrada franca
Programação:
Sábado, dia 3
12h30 – Caroline Razador – Show Inclusivo
13h30 – Orquestra de Sopros de Faria Lemos
14h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
15h – Ragazzi Dei Monti
16h45 – Tombo da Polenta Gigante
17h – Quarteto New Orleans
18h30 – Grupo de Picolli Balerini
19h30 – Grupo Toni Boni (Estado do ES)
22h – Gaúcho da Fronteira
Domingo, dia 4
12h – Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Juvenil e Coral Infantil Alegria de Cantar
13h – Família Almeida
13h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
14h30 – Tombo da Polenta Gigante
14h45 – Thainá e Thairine – Família Azzolini
16h45 – Grupo de Danças Ballo D’Italia
17h – Banda Nova
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: César Silvestro
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor