Condecoração reconhece o crescimento digital da instituição e sua contribuição para a inclusão financeira
O Sicoob foi premiado pelo case Sipag 2.0 – Plataforma de Adquirência do Sicoob na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC – World Credit Union Conference) promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu – World Council of Credit Unions), em Boston, Estados Unidos, realizado entre 21 e 25 de julho. A premiação reconhece o crescimento digital da instituição e sua contribuição para a inclusão financeira.
Participaram da cerimônia o diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, junto ao presidente do Conselho de Administração, Miguel Oliveira, e o diretor de Tecnologia da Informação, Antônio Vilaça Júnior. Os executivos receberam a premiação de “Crescimento Digital” pelo case Sipag 2.0, uma solução digital de pagamento inovadora que impulsionou a inclusão financeira no Brasil.
“Hoje, todas as cooperativas do Sicoob já utilizam a Sipag 2.0 e estamos evoluindo a solução para potencializar o nosso portfólio, bem como investindo na infraestrutura tecnológica para que mantenhamos os altos níveis de disponibilidade, desempenho e qualidade. Em 2023, apenas com a Sipag 2.0, alcançamos mais de 269 milhões de transações processadas, movimentando R$ 45 bilhões”, ressalta Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob. “Para 2024, estimamos alcançar a marca de 380 mil equipamentos em operação com os nossos cooperados, projetando um faturamento em torno de R$ 60 bilhões, um aumento de mais 33%”, comemora o executivo.
Saiba mais
A Sipag 2.0 – Plataforma de Adquirência do Sicoob representa um marco na inclusão digital, oferecendo um instrumento de recebimento acessível, com custos reduzidos, focado no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Antes da implementação da Sipag 2.0 pelo Sicoob, muitos estabelecimentos fora dos grandes centros enfrentavam dificuldades significativas para acessar serviços de adquirência, o que limitava sua capacidade de aceitar pagamentos com cartões de crédito ou débito. Com a solução Sipag 2.0, essas barreiras foram superadas, permitindo que esses estabelecimentos aceitem pagamentos eletrônicos de maneira eficiente e a um custo acessível. Esta mudança não apenas ampliou o alcance de clientes desses estabelecimentos, mas também contribuiu para o aumento de suas vendas.
Com 4,6 mil pontos de atendimento físicos e presença exclusiva em 401 cidades do Brasil, o Sicoob fortalece sua missão de oferecer soluções financeiras inclusivas. A implementação da Sipag 2.0 representa um passo crucial nesse sentido, ampliando o acesso dos cooperados aos métodos de pagamento eletrônico. “A operação está funcionando bem e os preços são justos, o que tem beneficiado tanto os cooperados quanto os seus clientes. A Sipag 2.0 é um exemplo de como a inovação tecnológica pode ser utilizada para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico local e regional”, conclui Marcos Viana Borges, diretor de Operações do Sicoob.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves