O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) deve reforçar sua atuação em mobilidade e virtualidade em 2017, fortalecendo ações de educação e prevenção para sensibilizar as empresas para a necessidade de promoção da saúde e segurança no ambiente do trabalho. “Assim, conseguimos atingir maior número de empresas e, consequentemente de trabalhadores, alcançando nosso objetivo maior que é contribuir para o aumento da competitividade da indústria”, afirmou o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.
Além disso, Colombo destaca a ampliação da atuação no Ensino Médio Regular baseado no Modelo Sesi de Educação que iniciará as atividades em Montenegro e Gravataí, somando-se a Pelotas e Sapucaia do Sul. Os projetos das escolas de Caxias do Sul e São Leopoldo também seguirão em 2017.
Em 2016, o Sesi-RS registrou 8,6 milhões de atendimentos, 7,3 mil indústrias atendidas e 62,5 mil matrículas realizadas. Destacam-se os 1,6 milhão de leitores nas bibliotecas do Sesi, 222 mil consultas odontológicas, 80 mil trabalhadores atendidos nos programas legais de SST, 50 mil trabalhadores atingidos com ações educativas e preventivas em saúde bucal no ambiente laboral e 142 mil beneficiados na campanha de vacinação contra a gripe.
No foco em Educação, tiveram destaque a inauguração da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia e a formatura da primeira turma da escola de Pelotas, os cursos de educação continuada para o mundo do trabalho na modalidade à distância, o programa Sesi ComCiênci@ que passou por Santa Rosa, Erechim, Carlos Barbosa e Cachoeira do Sul, alcançando 40 mil crianças.
O Torneio de Robótica FLL teve quatro semifinais e a grande final, em Sapucaia do Sul, com o envolvimento de 41 equipes, além da inauguração da Indústria do Conhecimento em Rio Pardo e Tupandi. Além da Eduacação de Jovens e Adultos com 5.155 matrículas e do atendimento no contraturno escolar com o Programa aprender@aprender.
Em Segurança e Saúde no Trabalho, novos produtos foram ofertados como Primeiros Socorros, Diagnóstico de Conformidade Legal para Indústria da Construção Civil, Diagnóstico de Gestão de Riscos e Conformidade Legal, Programa de Proteção Respiratória, Gestão de Absenteísmo e Reabilitação.
Foi inaugurado na General Motors, em Gravataí, o Centro Bem Estar, uma parceria entre o Sesi e a indústria com o objetivo de prevenção de afastamentos precoces oriundos de patologias osteomusculares, que atende cerca de 3 mil trabalhadores. Também foram implantados o Centro Sesi de Referência em Segurança e Saúde no Trabalho e o Instituto Sesi de Inovação em Fatores Pscicossociais.
A Promoção da Saúde destacou-se com o atendimento de 14,4 mil trabalhadores em Alimentação Saudável, 6,2 mi, no Sesi Ginástica na Empresa, 49 mil atendimentos em Assessoria e Consultoria em Prevenção ao Uso de Drogas e 30 mil atendimentos por meio de ações informativas com foco em comportamento saudável e prevenção de doenças.
O Crescendo com Arte teve 10 sessões que atingiram 7,1 mil crianças. Os Jogos do Sesi também foram realizadas em todas as regiões do Estado.
O ano ainda teve ações especiais como o lançamento do livro e a exposição em comemoração ao 70 anos do Sesi, a Ação Global realizada em Panambi que teve 9.700 pessoas, o Dia da Construção Social, em cinco cidades com 31 mil atendimentos, o Meeting Sesi que levou temas como o E-social e a promoção da saúde para 13 cidades.
Fonte: Fiergs
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal