A Coordenadora Diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat, deu sequência na formação com abordagem para a metodologia catequética, e destaque para a organização dos encontros e propostas pedagógicas
Na quarta-feira, 17 de julho, teve início o ciclo da Formação Catequética na Região Pastoral de Garibaldi, que tem a proposta de reunir e formar as catequistas das diferentes paróquias que compõem a região. São elas: Paróquia São Pedro (Garibaldi), Paróquia São Marcos (Marcorama – Garibaldi), Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus (Carlos Barbosa), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Arcoverde – Carlos Barbosa), Paróquia São Lourenço (Coronel Pilar) e Paróquia São João Batista (Daltro Filho).
Realizado na Sala São Pedro do Salão Rex Populi, o primeiro encontro da formação contou com a participação de 223 inscritos. Inicialmente, as catequistas participaram da acolhida e oração inicial, conduzidos pelo coordenador da Região Pastoral de Garibaldi, padre Luís Carlos Conci. “A catequese acolhe a vida de fé que se renova a cada dia e quer expressar uma gratidão enorme pela misteriosa ação do Espírito Santo! O caminho da catequese terá que criar caminhos e tirar forças para sempre, na Igreja renovar na simplicidade, na ousadia e na criatividade o plano de salvação da vontade de Deus!”.
Logo depois, a Coordenadora Diocesana da Iniciação à Vida Cristã, Margareth Bedin Menegat, deu sequência na formação com abordagem para a metodologia catequética, e destaque para a organização dos encontros e propostas pedagógicas. Para finalizar, os catequistas foram divididos em grupos e encaminhados para diferentes salas do Salão Rex Populi, para juntos realizarem o exercício da Leitura Orante da Palavra de Deus, com a Parábola do Semeador.
Para a catequista Rafaela Cattani Fardo, 16 anos, que atua na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus de Carlos Barbosa, o primeiro encontro ressaltou a missão do catequista. “Para mim, esta primeira formação catequética ressaltou sobre a importância da catequese na missão de semear Jesus na vida do catequizando, acolhendo-o fazendo que ele se sinta parte do encontro e deseje seguir a Cristo”.
No total, a Formação Catequética da Região Pastoral de Garibaldi, terá a realização de 11 encontros mensais e previsão de conclusão para agosto de 2025. Ao término do curso, os catequistas participantes receberão o Certificado de participação, assim como, uma bela bagagem de conhecimento a ser compartilhado junto aos seus catequizandos, na missão de promover o encontro pessoal com Jesus Cristo.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves