A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica o retorno das chuvas na maioria das regiões durante o fim de semana, seguido de tempo estável. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 28/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Neste sábado, dia 13, um cavado em altos níveis atmosféricos atuará sobre o nordeste da Argentina, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, provocando instabilidade no tempo e, por consequência, precipitações de intensidade moderada na metade norte do estado, principalmente nas regiões do Planalto Médio e Central, Norte e parte da Região dos Vales. A nebulosidade deve aumentar em todas as regiões, diminuindo o risco de geadas. No decorrer do dia, as temperaturas serão mais amenas.
Já no domingo, 14, a mesma configuração atmosférica se repetirá e a precipitação abrangerá todo o Estado, podendo ser observadas chuvas de intensidade elevada sobre a Região Sul, próximo às cidades da Costa Doce, como São Lourenço do Sul e Pelotas. As temperaturas seguirão mais amenas no decorrer do dia em relação aos dias mais frios da semana.
A tendência para o início da semana é de tempo estável. Na segunda-feira, dia 15, o sistema de altos níveis se deslocará em direção ao Oceano Atlântico, provocando precipitação de intensidade leve sobre a Região Metropolitana e Litoral Norte. Enquanto isso, nas demais regiões, o tempo estável retornará gradativamente por influência do anticiclone migratório. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas ao longo do dia.
Na terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, a tendência de tempo estável em todo o Rio Grande do Sul se concretizará, podendo ser observadas temperaturas mais amenas entre as manhãs e tardes e nebulosidade sobre a região Sul.
Para os próximos sete dias, os prognósticos indicam chuvas de volume mais intenso para o Norte, Nordeste e Litoral do Estado. Nestas regiões, os volumes acumulados podem chegar até 100 mm. A previsão indica chuvas de volumes moderados, entre 30 e 50 mm, para as regiões da Serra, dos Vales, Metropolitana, Campanha, Central, Noroeste e partes da região Sul. São esperados volumes menos expressivos, entre 20 e 50 mm. Menores volumes de chuva devem ser observados na Fronteira Oeste e extremo Sul do RS, de até 20 mm, havendo até pontos com ausência de precipitação.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social | Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves