Com o tema: “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”, o encontro reúne mais de 900 pessoas de todas as partes do país no Santuário Nacional; atividade colabora com a articulação da comunicação na Igreja do Brasil
A Pastoral da Comunicação da Diocese de Caxias do Sul está representada no 8º Encontro Nacional da Pascom, de 12 a 14 de julho, no Santuário Nacional de Aparecida. Com recursos da Campanha da Evangelização – coleta do 3º Domingo do Advento – a Diocese enviou cinco pessoas para participar da atividade, que tem como tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
O encontro reúne mais de 900 pessoas de todas as partes do país no Santuário Nacional; atividade colabora com a articulação da comunicação na Igreja do Brasil. A delegação dos pasconeiros do Rio Grande do Sul é formada por 15 pessoas das diversas dioceses gaúchas e, dentre eles, o bispo referencial, Dom Juarez Albino Destro, que é auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.
Representante do Setor Juventude e da Região Pastoral de Farroupilha, a jovem Angélica Stefanski, ressalta a importância de representar a Diocese. “Representar a Diocese de Caxias do Sul no 8° Encontro Nacional da Pascom primeiramente é uma grande alegria, uma grande missão, pois sinto que tenho a missão, responsabilidade e o dever de repassar o que foi aprendido no encontro aos demais membros da Pascom e aos demais membros da nossa Diocese para que juntos possamos seguir na missão de evangelizar, pois é preciso que Ele cresça e a gente diminua”.
A vice-coordenadora da Pascom na Diocese e articuladora com os movimentos, Rejane Lisot, fala sobre a importância da Diocese de Caxias do Sul estar presente no evento que reúne a comunicação de todo o Brasil. “Participar desse evento ajuda a Diocese a se manter atualizada sobre as tendências, a buscar melhores práticas em comunicação, o que pode fortalecer sua capacidade de alcançar e envolver os fiéis de forma eficaz. O encontro fortalece a evangelização da comunidade católica, além de promover a troca de experiências entre as dioceses do país”.
Também participa o casal que coordena a comunicação na Paróquia São Pedro de Garibaldi, Matheus Ferronatto e Rafaela Battisti. “Durante o evento, temos oportunidade de aprender sobre a importância de comunicar com amor. Foi destacado que devemos falar com o coração, transmitindo nossas mensagens de forma genuína e sincera. Além disso, a importância de dar testemunho da nossa vida como comunicadores, mostrando através de nossas ações e palavras os valores que acreditamos”, explica Matheus.
Rafaela aponta a necessidade e a importância da troca de experiências com muitos comunicadores da Igreja no Brasil. “O encontro proporciona a partilha de experiências com paróquias de todo o país, e com isso, é possível notar a perseverança de muitos pasconeiros na sua missão, mesmo diante de dificuldades como a falta de tecnologia, falta de apoio dos sacerdotes e a dificuldade de adquirir engajamento nas redes sociais”.
O coordenador da Pascom na Diocese e assessor de comunicação da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha, também está colaborando com a equipe de comunicação oficial do evento. “Das alegrias da comunicação da Igreja Católica: servir. Alegria, brilho no olhar. A comunicação da nossa Igreja é apaixonante. Fico feliz que nossa Diocese faça essa opção afetiva e efetiva pela comunicação”.
Fonte e fotos: DIOCESE DE CAXIAS DO SUL
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros