Acordo oportunizará colaboração técnica, operacional e científica entre as partes
Tendo na capacitação e no fomento ao conhecimento uma das bases para desenvolver o varejo gaúcho, a Federação Varejista do RS deu mais um passo para fortalecer o setor a partir de sua associação com a academia. O presidente da entidade, Ivonei Pioner, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, assinaram um termo de cooperação com vistas à colaboração técnica, operacional e científica entre as partes. O ato ocorreu no dia 05 de julho.
Com o acordo, a Federação contará com a expertise da UCS, por exemplo, para a realização de pesquisas e a apresentação de indicadores que possam guiar o varejo gaúcho rumo a uma escalada de desenvolvimento. “Esse é um momento único para podermos construir e entregar ao nosso associado algo muito qualificado, e para isso, a academia é necessária. Temos todo um Estado para orientar, e hoje não existe gestão sem indicador, sem fundamentação teórica. Então, viemos buscar na UCS, uma das melhores universidades do país, esse conhecimento”, disse Pioner.
Para o reitor da UCS, o termo de cooperação fortalece as instituições e ajuda na geração do tão almejado desenvolvimento sustentável. “Estamos fazendo entregas de conhecimento, formação e informação para a tomada de decisão dos gestores da área do varejo. Com essas entregas, vamos gerando aquilo que a gente chama de desenvolvimento pelo conhecimento. Esse é o nosso papel, e ficamos felizes quando conseguimos fazer essa entrega e, portanto, desenvolver a cidade, a região, o Estado e o país”, salientou Rech.
A assinatura do convênio traz ares oficiais a uma parceria que já ocorria entre as organizações. É a UCS que chancela os cursos promovidos pela Federação via sua plataforma de conteúdo, a pioneira CDL Academy, voltada para aprimorar a capacitação de presidentes, diretores, executivos e colaboradores das CDLs. Outro trabalho realizado há alguns meses pela UCS é o Panorama do Comércio RS, que acompanha a movimentação do consumo das famílias. “Qualquer estratégia minimamente assertiva é baseada em informação e dados”, observou o diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) da UCS, Roberto Birch Gonçalves.
Também presente no encontro, o diretor de Comunicação da Federação e professor da UCS, Jasser Panizzon, destacou que, desde seu início, em 2021, a entidade varejista buscou na universidade um suporte para estruturar a organização. “Isso, mesmo nesse curto período, sem dúvida nos ajudou se tornar referência para todas as outras federações do país”, disse Panizzon.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Exata Comunicação | Tiago Garziera
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves