Encerramento teve entrega de certificados e compartilhamento das lições aprendidas pelos jovens
Com seu salão de eventos tomado pela energia da juventude, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves encerrou as atividades do projeto Miniempresa, da Junior Achievement, em 2024. O ato simbólico, na noite de 05 de julho, teve entrega de certificados de participação e integração entre alunos e advisers, como são chamados os mentores que acompanham os jovens ao longo dos trabalhos.
Na edição deste ano, o projeto reuniu cerca de 70 alunos das escolas Visconde de Bom Retiro, Mestre Santa Barbara, Sagrado Coração de Jesus, Instituto Federal Bento Gonçalves, Impulso Bento, Cecilia Meireles e Cenecista, todos estudantes a partir do segundo ano do ensino médio. Eles vivenciaram, na prática, as etapas que envolvem a construção de uma empresa, incluindo o desenvolvimento e a venda de um produto e a gestão do negócio.
As atividades do Minempresa iniciaram em abril, no contraturno escolar, nas próprias escolas participantes, e encerram em junho. Os participantes acompanharam lições que incluíram etapas como pesquisa de mercado, viabilidade técnica de produção, precificação de produto e cálculo de lucro. Durante os encontros, os alunos recebem o monitoramento em quatro áreas distintas – RH, Finanças, Produção e Marketing, que também recebem nosso agradecimento. Foram advisers desta edição Adriano Menegotto; Ana Thunns; Beatriz Somacal; Bruna Maldotti; Cleivania Ozelame; Eleliliane Dalla Corte; Fabiane Cristina; Gilvanei Mariuzza; Hildegard Tres; Luciano do Rosário; Luis Ozelame; Luiza Cobalchini; Madeleine Flamia; Márcio Chiaramonte; Marijane Paese; Paula Giordani; Paulo Bellaver; Sabrina Portaluppi; Silvania Rossatto; Silvio de Oliveira; Tatiane Garbuio e Wesley da Silva.
“Obrigada aos conselheiros que aceitaram o desafio de dividir suas experiências ao longo dos encontros do projeto e, em especial, aos alunos que embarcaram nesta aventura do empreendedorismo. Esperamos ter despertado e motivado em vocês a vontade de evoluir, buscar conhecimento e se desenvolver. Vocês já deram um passo à frente, enquanto se dedicaram ao projeto. Agora, continuem! Quando surgirem novas oportunidades de aprendizado, não deixem aproveitar”, disse Ângela Cavalet Peron, que coordenou o Junior Achievement 2024 no CIC-BG.
Responsável por retomar os trabalhos da Junior Achievement e coordena-los em Bento Gonçalves, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços reconhece no projeto uma oportunidade não só importante, mas necessária, de levar conhecimento, orientação e aconselhamento nesse que é um momento decisivo na formação dos jovens. “Espero que tenham aproveitado, curtido, se desenvolvido e que possam levar essa lição para a vida. O futuro de vocês já chegou! A partir de agora, as escolhas serão de vocês. E que bom terem tido, nesse momento, nesse processo de transição, uma entidade empresarial proporcionando essa oportunidade às escolas, esse contato com os monitores, os advisors, levando para cada um de vocês extremo conhecimento e aconselhamentos para que cada um desenvolvesse seu melhor. Parabéns por terem participado desse desafio”, disse o presidente Carlos Lazzari.
Lições aprendidas
O projeto Miniempresa, da Junior Achievement, teve, nesta edição cinco ‘negócios’ formados pelos alunos participantes. A empresa Sinta-se, criada pelo Instituto Federal, produziu pomadas naturais. Já a Mobile Support, do Mestre Santa Bárbara, criou porta-celulares. Os alunos da Impulso criaram a miniempresa Salute para comercializar perfume sólido. Na Epifania, sociedade dos alunos do Bom Retiro, os produtos são marcadores de páginas. A empresa Eko, do Sagrado, desenvolveu ecobags. Veja, a seguir, as lições compartilhadas por eles após a participação no projeto:
“O projeto miniempresa foi uma experiência única e de muito conhecimento. Desde o início aprendemos sobre o funcionamento de uma empresa, na teoria e na prática. Vivemos experiências que nos mostraram que todos os problemas têm solução. Nos aproximamos e entendemos a importância do trabalho em equipe. Recomendamos a participação no projeto a qualquer adolescente que queria adquirir experiência da melhor forma possível”.
Miniempresa Eko
“Nosso grupo teve uma experiência transformadora ao participar do projeto. Aprendemos que um trabalho em equipe é muito mais eficaz do que realizar tarefas individualmente. Desenvolvemos habilidades essenciais como vendas, comunicação, trabalho em equipe, comprometimento com os horários, administração, delegar funções, etc. Tivemos a oportunidade de entender como uma empresa funciona na prática, desde a gestão financeira até a definição de metas para mantermos um saldo positivo. O networking com os advisers foi valioso, proporcionando-nos conselhos e orientações fundamentais. Além disso, aprender a lidar com pessoas diferentes de nós mesmos foi uma lição de vida importante, aprimorando nossa capacidade de gerenciar uma empresa e seus colaboradores de forma eficiente. Aprendemos também a tratar as questões de um jeito profissional, e não apenas com base na amizade, como nas votações para presidente e diretoria. Essas vivências serão levadas para a vida, enriquecendo nossa jornada pessoal e profissional”.
Miniempresa Epifania
“Participar do projeto Miniempresa 2024 foi uma jornada de intenso aprendizado para nosso grupo. Iniciamos com a escolha do produto, enfrentando desafios como a comunicação interna e a gestão de vendas. Aprendemos a relação entre as áreas e o quão importante é a sua intercomunicação. Enfrentamos diversos desafios durante as jornadas da ‘Sinta-se’, incluindo as adversidades climáticas que dificultaram as vendas, mas que foram essenciais para nos fortalecer como organização. Essa experiência nos ensinou habilidades práticas de empreendedorismo e valores como trabalho em equipe, responsabilidade e resiliência, os quais, são essenciais para nossa vida profissional e pessoal futura, estamos gratos por essa oportunidade de crescimento e aprendizado”.
Miniempresa Sinta-se
“O projeto foi, desde o início, incrível, trazendo-nos desafios a serem resolvidos, desde simples, como quem ocuparia cada cargo, até como ganha dinheiro vendendo nossos produtos. Além disso, o projeto nos proporcionou algo ainda mais precioso: amizades. Conhecemos pessoas incríveis, compartilhamos experiências e construímos laços que certamente durarão. O Junior Achievement não é apenas sobre criar uma empresa; é sobre crescimento pessoal e boas lembranças que levaremos para a vida. O projeto não apenas nos ensinou a empreender, mas também nos fez crescer como indivíduos e cultivar amizades que vão durar a vida inteira”.
Miniempresa Salute
“A escola Mestre Santa Bárbara teve a oportunidade de participar do Projeto Miniempresa Junior Achievement 2024 e, ao longo das jornadas, enfrentamos desafios como trabalho em equipe, comunicação, entre outros. Mas o projeto também nos trouxe conhecimento sobre a educação empreendedora, são ensinamentos e pessoas que levaremos para a vida toda. Todos os conselhos, elogios e críticas foram essenciais para o nosso crescimento não só no projeto, mas como na vida pessoal”.
Miniempresa Mobile Support
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Bárbara Salvatti
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves