Durante a recente crise meteorológica, dois canais oficiais de transmissão no WhatsApp – o Sefaz RS ICMS e o Sefaz RS ITCD –, criados pela Receita Estadual (RE), apresentaram grande crescimento, garantindo a comunicação com os cidadãos num período em que os sistemas do Estado ficaram fora do ar. Na ocasião, o canal do ICMS, lançado em 27 de março, cresceu de 3 mil para 34 mil seguidores, enquanto o do ITCD, que surgiu em 17 de maio, alcançou 1,1 mil seguidores, mesmo sendo focado num público mais restrito.
Os canais – criados para garantir rapidez, confiabilidade e segurança na transmissão de informações – são focados em serviços, avisos e alertas e têm se mostrado uma linha direta eficaz com os contribuintes e profissionais interessados nos temas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), como contabilistas e advogados.
Além disso, o trabalho visa potencializar a divulgação dos serviços virtuais da RE, direcionando os usuários ao Portal de Atendimento para necessidades específicas. Os conteúdos publicados são técnicos e voltados para o público-alvo, garantindo uma comunicação padronizada, moderna e visualmente atrativa.
Com os canais, a RE buscou simplificar e facilitar a comunicação com a população. A novidade está alinhada ao programa Receita 2030+ e ao propósito do órgão de entregar mais valor público à sociedade. Dessa forma, a Receita segue empenhada em se tornar cada vez mais digital, acessível e presente na vida dos cidadãos.
O perfil no Instagram da Sefaz também cresceu: quase dobrou seu número de seguidores, de 8 mil para 14,7 mil no período das enchentes, oferecendo interatividade e respostas rápidas às dúvidas da população por meio da iniciativa “Sefaz responde”, construída a partir das dúvidas mais postadas pelos próprios usuários.
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves