Ação foi voltada a vistoria em bairros de famílias cadastradas no Auxílio Reconstrução
Nesta terça-feira, dia 2 de julho, a Força-Tarefa da Defesa Civil Nacional esteve no município realizando a vistoria das famílias que realizaram o cadastro para o recebimento da verba do Auxílio Reconstrução. A ação teve por objetivo complementar os dados referentes a inundações e deslizamentos de terra, além da averiguação das estruturas das residências. A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria de Segurança (SEMSEG), estiveram acompanhando a ação.
Desde o início do cadastramento o município enviou 876 cadastros ao Governo Federal de famílias que declararam terem sido atingidas pelas fortes chuvas, para receber o benefício.
O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Wagner Dalla Vale explica que “as equipes realizaram uma vistoria nos bairros informados pelas pessoas que se cadastraram para verificar se houve de fato algum dano e validar as informações. Nós agora vamos aguardar a Defesa Civil Nacional validar as informações, para então as famílias começarem a receber os valores do Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil”.
O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho destaca que “essa foi uma ação bem importante, ainda mais que a atuação da Defesa Civil é fundamental para garantir que a reconstrução após um desastre seja não apenas rápida, mas também sustentável e resiliente. As equipes desempenham um papel crucial na reconstrução, atuando em várias frentes para ajudar as comunidades afetadas”.
Cadastro prorrogado para o Auxílio Reconstrução
Na última semana foi anunciado ainda que o cadastro para o Auxílio Reconstrução foi prorrogado até o dia 12 de julho. Com o benefício, famílias desalojadas ou desabrigadas podem receber o valor de R$ 5,1 mil, em parcela única, para ajudar na recuperação de bens perdidos nas enchentes. O valor ainda não foi depositado e os cadastrados estão em análise pelo Governo Federal.
O cadastro pode ser feito no Complexo Administrativo (Rua 10 de novembro, 190- Cidade Alta) ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Para realizar o cadastro, o responsável familiar deve informar o endereço de sua moradia, apresentar comprovação de que a residência foi atingida (laudo da Defesa Civil) e os dados de quem reside no local. É obrigatório, no momento do cadastro, que o solicitante tenha o CPF de todos os integrantes da família.
Posteriormente, os cidadãos que fizeram o cadastro para o apoio financeiro, devem acessar o site do Governo Federal, e clicar em Sou Cidadão, para confirmar as informações.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves