Equipe esteve no município para conhecer o espaço, em especial a horta comunitária
A Praça CEU é um dos equipamentos culturais de Bento Gonçalves que oferece durante o ano diversas atrações e atividades para todas as idades. Localizada no bairro Ouro Verde, ela conta com espaços para o desenvolvimento da cultura, do esporte e de serviços de assistência social como o CRAS I. Nos meses de férias escolares é ponto de encontro de crianças e adolescentes.
Um dos destaques do espaço é a horta comunitária, contando com diversas opções de verduras para a população. No local tem ainda o Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano. São 12 canteiros, sendo que, em cada um, foram plantadas ervas específicas como alcachofra, tansagem, hortelã, alecrim, funcho, malva, entre outras.
O trabalho realizado no local tem se tornado referência para outras cidades. Com base nesse fator, na manhã desta quinta-feira, dia 27, o espaço recebeu a visita do grupo de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do CRAS, da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Xangri-lá, que mantém a horta comunitária da Comunidade da Figueirinha. Além da horta comunitária, o grupo conheceu todo o espaço da praça CEU.
A assistente social Viviane Brito de Campos é a técnica responsável pelo grupo da horta comunitária da Figueirinha, em Xangri-Lá, e destaca que “a ideia de trazer o grupo surgiu para que pudéssemos ampliar o universo informacional deles, conhecendo outras técnicas de cultivo, além de horta e outras experiências para a gente aplicar na nossa comunidade”.
A extensionista da Emater de Xangri-lá Adriana Ribeiro Leal comenta que “nós viemos aqui para conhecer uma outra experiência e presenciar um formato de horta diferente daquele que temos em nosso município. Essa é uma troca muito boa mesmo, que nos permite ter um contato direto com o trabalho de outras comunidades. Gostamos muito de conhecer o formato daqui”.
Para a secretária de Cidadania e Assistência Social Graciela Barbosa “para nós é um prazer muito grande estar aqui, trazer o nosso grupo para essa vivência diferente do que estão acostumados. A nossa horta está fazendo 3 anos, e é muito bom estar aqui ampliando os horizontes e levando algumas ideias desse espaço bacana também para Xangri-lá”.
O coordenador da Praça CEU, Clóvis Prates, também destacou sobre a importância do reconhecimento do trabalho que tem sido efetuado no local. “Essa foi mais uma visita que nos deixou muito felizes, e com a certeza de que o trabalho está sendo muito bem feito por toda equipe. O trabalho tem sempre por objetivo oferecer o melhor serviço a nossa população e hoje tivemos a oportunidade de mostrar o que realizamos também ao pessoal de Xangri-Lá”.
O secretário de Cultura, Evandro Soares, destaca que “a praça é um grande orgulho para todos, e mostra a sua força através de ações que fazem a diferença. É um trabalho de muitas mãos num espaço de grande relevância social”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves