Nesta quarta-feira (26), ocorreu a segunda aula de mais uma edição do projeto Transformando Vidas. A ação é desenvolvida pelo Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES).
No encontro desta quarta-feira os jovens conheceram a estrutura do SENAC (local onde será realizado também o curso do programa Jovem Aprendiz), e tiveram uma palestra sobre higiene pessoal, com o propósito de orientá-los sobre o cuidado que devem ter com a imagem pessoal. Até o momento, pelo menos 28 adolescentes estão inscritos para participar e ao longo das próximas semanas a expectativa é que outros jovens também possam se inscrever. As aulas ocorrem semanalmente das 14h às 16h.
O projeto segue ocorrendo ao longo do segundo semestre com temáticas diferentes em cada encontro. Os jovens terão aulas teóricas e práticas semanalmente sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, dentre outros temas relacionados a formação pessoal e profissional de cada jovem. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
O jovem Gustavo Vieira, 15 anos, teve a iniciativa de conversar com seus pais e se matricular no projeto. “Desde os meus 14 anos estou querendo trabalhar, e sei que aqui é uma boa oportunidade para me preparar. Estou pensando em quem sabe ir para a área da barbearia, que gosto bastante, então estou bem empolgado. Fiquei impressionado também com a estrutura daqui, é tudo bem bonito e fomos bem recebidos por todos”.
Guilherme de Brito da Rosa, 15 anos, também se diz empolgado com a oportunidade do Transformando Vidas. “Está sendo bem legal fazer novos amigos, e daqui a pouco começar a escolher uma profissão. Essa oportunidade surgiu a partir da minha mãe que viu sobre o projeto e foi no CRAS me inscrever”.
A enfermeira Letícia Poletto Cainelli esteve conversando com os adolescentes e comenta que “nós conversamos com eles sobre a importância de terem um bom hábito de higiene nessa fase de transição da adolescência. Foi bem interessante ter essa fala para que tenham uma noção de como a apresentação pessoal para uma entrevista faz a diferença”.
Para a diretora do SENAC Lisângela da Silva Antonini “o SENAC tem como missão também de transformar vidas. Aqui os adolescentes podem ampliar seus horizontes sobre o futuro de cada um. Eu entendo que essa parceria entre SENAC e Prefeitura faz com que a gente encontre oportunidades, busque cada vez mais formas de engajar esses adolescentes no mercado de trabalho e fazer com que tenham uma oportunidade diferenciada para o futuro”.
A Primeira-dama Cláudia Remus enfatiza que “hoje esses jovens tiveram esse primeiro contato, de fato, com a estrutura do SENAC. É onde eles vão realizar as aulas e interagirem com outras pessoas, para ali na frente se colocarem no mercado de trabalho”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves