A professora Tânia Maria Morelatto, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade, de Garibaldi, foi destaque na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) e sua aluna, Vanessa Helen Soppelsa, do 7º ano dessa escola, é destaque com Medalha de Ouro. As premiações irão acontecer no próximo ano.
O trabalho desenvolvido no Núcleo de Apoio ao Ensino de Matemática – que atende os alunos de graduação com dificuldades na Matemática básica, onde bolsistas auxiliam os colegas através de minicursos ou atendimento individualizado – serviu de motivação para que a professora levasse a experiência ao Ensino Fundamental. “Se na graduação esse atendimento funciona, pensei: porque não expandir para o Ensino Fundamental, pois é a matemática básica que todos precisam?”. E, na Escola Madre Felicidade, iniciou, há dois anos, o projeto “Monitores de Matemática”, onde os alunos com habilidade e gosto pela Matemática auxiliam alunos no turno contrário da escola. É o caso da aluna monitora Vanessa, do 7º ano, medalhista na Olimpíada.
Tânia Morelatto, que na unidade universitária em Bento Gonçalves também é uma das responsáveis pela realização do Rally Científico e Competição Regional de Foguetes, que envolvem a participação de escolas do Ensino Médio, salienta que acredita “que o incentivo, a motivação dos alunos em ajudar os colegas e rever as dificuldades da disciplina, mostra a importância do projeto e de que podemos fazer a diferença e contribuir por uma melhor qualidade na aprendizagem, além de despertar nesses alunos monitores a vocação para as ciências exatas.”
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – criada em 2005 – é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Segundo o site da OBMEP, dos quase 18 milhões de alunos que participaram da maior disputa do gênero no mundo, 6.502 ganharão medalhas de ouro, prata e bronze e mais de 42 mil estudantes receberão menções honrosas. Professores e secretarias de Educação também concorreram a prêmios, de acordo com o desempenho de seus alunos. Os resultados podem ser conferidos no site www.obmep.org.br.
Os alunos premiados com medalhas e menções honrosas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que visa transmitir a cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.
Fonte: UCS
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Curso de Medicina da UCS conquista nota máxima do Ministério da Educação