Sala das Emoções da EMEF Félix Faccenda busca o equilíbrio entre a gestão dos conflitos internos e externos com o processo-aprendizagem

Espaço está funcionando desde março e traz ações e atividades que auxiliam a entender as emoções

A EMEF Félix Faccenda está atenta ao estruturar seu projeto norteador “Sustentabilidade Emocional: cuidando de si, dos outros e do mundo” onde os alunos estão vivenciando ações e atividades que visam aprimorar e aprofundar o tema tão essencial para um futuro mais cônscio de atitudes e comportamentos saudáveis, conectando, como diz a ODS 3 – Saúde e Bem-estar, a busca entre o equilíbrio e a harmonia, além de saber melhor lidar com conflitos e praticar uma comunicação não-violenta.

Pensando nesta dinâmica, a escola iniciou em março as ações e atividades do projeto norteador, sendo uma delas a criação da Sala das Emoções. Nesse espaço, professores e alunos usufruem de um processo de conhecimento visando o bem-estar de todos por meio de dinâmicas como o Cantinho da Calma, o Acampamento Literário, a Mala das Emoções, Lerflix (com livros referentes a diferentes emoções), os Círculos de Restauração de Paz, contação de histórias, ou uma simples conversa, entre outros.

Segundo o supervisor pedagógico do educandário, Patric Bernardi, a Sala das Emoções “tem uma sistemática de uma vez por semana as professoras trabalharem a temática que reflete num objetivo maior do ensino-aprendizagem. Dentro do espaço, são vários fatores que podem ser trabalhados como a questão das enchentes, a estrutura familiar, a infrequência escolar. Foi criado para que os alunos se sintam bem de frequentar a escola, que se sintam acolhidos e se adaptem à rotina escolar”.

Ainda, Patric destaca sobre a Mala das Emoções, uma das dinâmicas criadas, “onde são trabalhados pelos professores, diferentes gêneros textuais relacionados às mais variadas emoções e são colocados objetos, atividades e registros fotográficos dos alunos. Dentro da mala, temos o Livro das Emoções em forma de portfólio, o qual será explorado pelas turmas, observando assim o trabalho realizado no decorrer do ano, valorizando o empenho e dedicação nas propostas apresentadas”.

Dentre os temas, Morgana Villa Bochi, orientadora educacional, ressalta um que foi trabalhado no Círculo de Restauração de Paz sobre escuta emocional e o respeito. “As crianças aprendem a relatar e escutar as suas emoções, escutar o colega, o que o outro está sentindo, como lidar”, relata.

Também Morgana ilustra como são trabalhadas as atividades na Sala das Emoções. “Em pequenos grupos as crianças brincam na Sala das Emoções com a Lata da Empatia onde a mesma contém algumas fotos e imagens que representem diferentes expressões emocionais, através dela promovemos a valorização dos sentimentos, respeito mútuo, comportamentos, empatia, responsabilidade, expressão, ampliação do vocabulário e muito mais”.

Com certeza, o espaço é um diferencial na rotina pedagógica da EMEF Félix Faccenda, onde os alunos e professores usufruem de um contato contínuo que reflete em práticas diárias para a vida, objetivando uma educação humanizadora. Nessa perspectiva, pode-se trazer o exemplo de como é trabalhada a tristeza.

“Em grupo ou até mesmo quando alguma criança está mais triste, chateada, é feita uma dinâmica e pedimos para a criança olhar para o espelho, e solicitamos para ela expressar o sentimento que ela está sentindo no momento. Depois pedimos que elas imitem outros e após verbalizem qual deles foi mais fácil de representar e o porquê. Desse modo, através dessa simples atividade a criança se acalma, vai aprendendo a lidar com as suas emoções, características do seu corpo e a se conhecer melhor”, salienta Morgana.

A vice-diretora Mariana Suarez relata sobre a importância deste projeto durante este ano. “Estamos inseridos em uma comunidade na qual várias famílias passam por problemas econômicos, sociais e de violência dentro da própria casa, e os alunos acabam vivenciando diariamente essas dificuldades chegando até a escola já cansados, desmotivados, tristes, com raiva e outras diversas emoções que ainda são difíceis para gerenciarem sozinhos, dificultando assim em um bom aproveitamento na aprendizagem. Queremos como todas as instituições de ensino o melhor possível na educação formal, então com este projeto estamos ensinando as nossas crianças a lidarem melhor com seus sentimentos e contarem sempre conosco (os profissionais que estão aqui por eles)”.

De acordo com a diretora Nelita Maria Zanovelo, a Sala das Emoções resulta em um trabalho pedagógico estruturante para a vida. “A escola precisa ter um local assim para poder ter esse momento com os alunos. Nossos alunos também têm dias difíceis e precisam lidar com emoções que muitas vezes não entendem. Daí o profissional convida para uma conversa, para uma atividade, que auxilie a confortar nosso aluno, sempre com a perspectiva de melhorar seu estado e promover o entendimento desse mapa emocional que nos acompanha durante toda a vida”.

Além da Sala das Emoções, como prevê o plano de trabalho do projeto norteador, a EMEF Félix Faccenda vai contar com técnicas de relaxamento e respiração, música com instrumentos musicais confeccionados com materiais alternativos, Monstro das Cores, Jardim das Emoções, oficinas de bem-estar e cuidados, Semana do Afeto, entre outras ações e atividades que aprimorem as questões de autocuidado, empatia, regulação emocional e habilidades sociais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

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