Governo do Estado realiza reunião em Bento Gonçalves

Foram apresentadas as demandas e ações realizadas na cidade após os eventos climáticos de maio

Nesta terça-feira (18), o Governador Eduardo Leite acompanhado de Secretários Estaduais esteve em Bento Gonçalves para verificar as ações realizadas no Município após a forte chuva. A reunião foi realizada no Salão Nobre do Município.

Na oportunidade, o Prefeito Diogo Siqueira e os secretários Municipais apresentaram as demandas e ações realizadas na cidade após os eventos climáticos de maio, e a forte chuva do fim de semana.
Estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, da Segurança Pública, Sandro Caron, secretário-chefe da Casa Militar e Defesa Civil, Coronel Luciano Boeira, secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kaufmann e diretor-geral do DAER, Luciano Faustino.

Na reunião, foi confirmada a destinação de R$ 3 milhões via Defesa Civil para Bento, recurso que deve ser destinado na próxima semana. Os recursos são para ações necessárias na cidade.
Somente em Bento Gonçalves, em maio, de acordo com dados do Núcleo de Riscos Geológicos, foram registrados 284 deslizamentos em Bento Gonçalves, sendo a maioria em Tuiuty e Faria Lemos. O monitoramento de dados segue constante com ações de prevenção e para resolução dos problemas causados pela chuva.
É executado o desassoreamento de rios, substituição de tubulações, atendimento as famílias e busca por recursos Federais e Estaduais para reestabelecimento e reconstrução.

O prefeito Diogo Siqueira destacou as ações realizadas na cidade para resgate, desobstrução de vias, busca de desaparecidos, reestabelecimento e também  manifestou preocupação com a queda da arrecadação no município após as enchentes e com a manutenção de empregos.

“É um assunto que precisa ser tratado. Todos os Municípios estão vivenciando essa queda da arrecadação, pois muitas empresas estiveram paradas neste último mês. E precisamos da união de todos para conseguir a compensação dessa queda de arrecadação, como foi na pandemia. Por isso necessitamos desse auxílio do Estado junto ao Governo Federal”.

Leite reforçou a mobilização do governo para garantir que a União compense Estado e municípios pela perda de receita. “O ente federado que tem capacidade para isso é a União. O Rio Grande do Sul contribui de maneira muito expressiva com o bolo da arrecadação nacional, com recursos que não voltam para o Estado na mesma proporção que são enviados. O auxílio ao Estado é urgente e necessário”, destacou o governador.

Também estiveram presentes comando dos Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Informações Secom RS
error: Conteúdo Protegido