EMI Raio de Sol já está usufruindo das novas instalações e EMEF Anselmo Luigi Picolli está recebendo obras de ampliação e reforma
Cada vez mais o cenário da rede pública de ensino está apresentando uma série de melhorias nas estruturas dos educandários. Esse processo atende uma demanda, a necessidade de ampliar os espaços que acompanha o crescimento demográfico de Bento Gonçalves. Muitas escolas estão tendo obras que reflete um cuidado e atenção para a comunidade escolar do entorno, do zoneamento, das equipes diretivas, funcionários e alunos, assim como, do processo educacional em si. E na última semana, a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, e o adjunto, Giovanni Menegon, estiveram vistoriando as obras da EMI Raio de Sol e EMEM Anselmo Luigi Picolli. Ambas estão localizadas no bairro Cohab.
A EMI Raio de Sol iniciou suas atividades em 1992 e contou com uma ampliação em 2008. As obras que tiveram início em 2023, e no começo do ano letivo de 2024, o educandário já pode utilizar as novas instalações que estão proporcionando bem-estar e qualidade aos alunos. A escola passou de 425,39m² para 693,40m², contendo três salas novas, sanitários infantis, cozinha e depósito de alimentos. Ainda, foi feita uma reforma na parte antiga onde foi feita uma recepção nova, sanitário infantil e sala de reuniões totalizando 36,40m². Atualmente, está atendendo 152 crianças.
A professora Carolina Bueiro leciona desde o início de 2021 na EMI Raio de Sol. “Foi uma intervenção muito positiva para a escola e para a comunidade, pois favoreceu muito os pais e nós professores. Era uma escola pequena e agora ficou com mais espaço e locomoção”.
A Vice-diretora Paloma comenta de como a ampliação veio de encontro ao fazer pedagógico do educandário. “É uma oportunidade de as crianças estarem bem segurança, bem cuidadas, de experienciarem processos singulares na infância como a descoberta do eu, do outro, do ambiente. A principal marca é a acolhida, o afeto, e ter uma rotina de descobertas e interações. Os pais estão satisfeitos com a ampliação e isso nos conforta, pois as famílias estão mais participativas evidenciando os vínculos com a escola e a Educação Infantil”.
A diretora Vânia Heloísa Carraro Zan ressalta que as obras erma um desejo antigo da equipe diretiva, funcionários e comunidade. “A reforma era um sonho muito esperado por todos aqui, tanto funcionários como pela comunidade. A ‘nova’ Raio de Sol está dispondo de mais espaço e assim podendo atender mais crianças. Ver nossa escola sendo remodelada com salas novas, banheiros adequados, entre outras melhorias, é dar mais qualidade no atendimento dos pequenos que passam o dia aqui conosco”.
Já na EMEF Anselmo Luigi Picolli o cenário também está bastante modificado com as obras de ampliação e reforma. Um processo que vem crescendo a olhos vistos já que a metragem passou de 705,38m² para 1.426,21m². Nessa nova repaginação está sendo contemplados três salas de aula novas, sanitários (inclusive PNE), Sala de Recursos, Sala de Informática, Biblioteca, Sala dos Professores e reuniões, direção, secretaria, recepção, sala de orientação e sala de supervisão.
Após a ampliação, a parte antiga da escola vai passar por uma reforma que inclui cozinha, depósito de alimentos e depósito geral. Vale mencionar que foi refeita a rede elétrica e substituído o forro de pvc de toda a parte antiga. Atualmente, atende 265 alunos e prevê atender 340 alunos a partir do ano que vem.
Marinês Gabrielli leciona na EMEF Anselmo Luigi Picolli desde 1990 e comentou que a escola iniciou no Salão da Comunidade Cohab II, sendo anexa da EMEM Alfredo Aveline. Marinês acompanhou todo o processo de evolução do educandário e com a reforma do antigo prédio e ampliação o sentimento “é gratificante. Acompanhar essa comunidade escolar que eu amo muito e merece as melhorias que está recebendo”.
Andriely Forlin começou a estudar desde o Jardim B na EMEF Anselmo. Ela relata sua vivência no educandário e a expectativa das obras. “Quando comecei a escola era bem pequena, tinha pouca gente. Mas agora com a ampliação os alunos que entrar vão aproveitar tudo que tive oportunidade e muito mais”.
A diretora Morgana Leite destaca que é um grande avanço para o bairro Cohab. “Vamos ter uma estrutura adequada para melhor atender os alunos, uma biblioteca maior, uma sala de robótica e de informática. A comunidade está bem ansiosa, pois estão vendo as obras e pedem quando vão ficar prontas”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi comenta de como as obras são importantes para o processo de evolução da cidade. “É gratificante a gente poder verificar as obras porque vamos dar mais dignidade, mais espaço e modernidade para o atendimento de nossas crianças e também melhorias para os nossos profissionais. Quando estiveram prontas, vamos vivenciar um ambiente novo, moderno e saudável pleno para a continuidade do ensino-aprendizagem de qualidade que ofertamos para a comunidade”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco