A Defesa Civil gaúcha emitiu nesta sexta-feira (14), um alerta meteorológico relacionado ao retorno da chuva ao Rio Grande do Sul. O aviso é válido deste sábado (15), até a próxima terça-feira (18) e indica a possibilidade de temporais acompanhados de descargas elétricas na maior parte do Estado.
O retorno da chuva após uma sequência de dias com tempo firme predominando, é um verdadeiro balde de água fria na estratégia que reconstrução do RS, já que existe o risco de novos deslizamentos, bem como do aumento dos níveis dos rios e outras intercorrências causas pela chuva.
A Defesa Civil do RS já está articulando junto às prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores, permitindo a adequada vazão e escoamento dos eventuais volumes de chuvas que possam ocorrer.
Além da lenta elevação de rios principais, podem ser registrados alagamentos pontuais. Também está orientando os municípios a verificarem as áreas de risco propensas a movimentos de massa, para que as medidas preventivas dos Planos de Contingência municipais possam ser adotadas oportunamente.
CONFIRA A PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Segundo os meteorologistas da Sala de Emergência do Governo Estadual, neste sábado, uma região de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte, favorece a presença de chuva moderada a forte acompanhada de raios e trovoadas. Na Campanha, Sul, Missões e Centro, há risco de eventual queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h. Os acumulados ficam em torno dos 20 aos 30 mm/dia, chegando à casa dos 50 mm/dia no Oeste, Centro, Campanha e Sul gaúcho.
No domingo (16), com a atuação da baixa pressão, fluxo de umidade vindo do norte e formação de uma frente fria, as chuvas serão intensas sobre as Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litorais Médio e Norte e a Serra gaúcha. Os volumes variam entre 40 e 70 mm/dia, devendo passar pontualmente dos 110 mm/dia em alguns pontos. Há condição de ventos pontualmente fortes enquanto as instabilidades atuam, podendo passar dos 60 km/h e ventos constantes com rajadas na casa dos 50 km/h na metade Sul do Estado.
Já na segunda-feira (17), com a frente fria semi-estacionária atuando na faixa Norte do Estado, as chuvas ainda tendem a seguir intensas. Os acumulados devem ficar em torno dos 60 aos 125 mm/dia no Noroeste, Centro-Norte, Serra gaúcha e áreas próximas à Santa Catarina, passando pontualmente dos 150 mm/dia nas regiões Noroeste, Norte e parte da Serra.
Na terça-feira (18), as instabilidades tendem a seguir atuando sobre as regiões as Missões, Noroeste, Centro-Norte e Nordeste, com acumulados entre 60 e 90 mm/dia, com risco de ser mais elevado e passar pontualmente dos 100 mm/dia no Noroeste, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte. A tendência é que, na quarta-feira (19), as instabilidades e chuvas voltem a se intensificar sobre grande parte do Rio Grande do Sul.
Fonte: Rádio Solaris
Foto: Palácio Piratini
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes
Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas de produtores rurais atingidos por enchente no RS