Médicos da Araucária anunciam greve, mesmo com decisão da justiça que prevê pagamento de salários dia 22

Apesar de uma decisão judicial em audiência de conciliação realizada na última semana com a participação da Fundação Araucária e Prefeitura de Bento Gonçalves, confirmando um calendário de pagamento para os médicos da empresa terceirizada, a categoria decidiu entrar em greve nesta terça-feira, dia 20.  A audiência definiu a obrigatoriedade de pagamento dia 22, na quinta-feira.

O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul e região enviou notificação para a Fundação Araucária e Prefeitura, informando o início de paralisação da categoria nas unidades do SUS, por três dias, como forma de advertência, pelo pagamento dos vencimentos e 13º salário.

A nota diz que na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24h) o atendimento ocorre somente em casos de urgências e emergências, com a utilização de 30% do efetivo médico (mínimo exigido).

Nas Unidades Básicas de Saúde, nos Ambulatórios de Especialidades e na Estratégia de Saúde da Família por não serem caracterizados como locais de atendimento de urgência e emergência, mas sim atendimentos previamente agendados, não haverá atendimento.

A expectativa é a retomada do atendimento depois de três dias de paralisação, e se até o dia 27 de dezembro a situação continuar a mesma, uma nova greve será realizada por tempo indeterminado.

A notificação é assinada pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul e região, Marlonei Silveira dos Santos.

O secretário de Saúde da Prefeitura de Bento, Ênio De Paris, informou, entretanto, que o atendimento na UPA não foi afetado para a população.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido