O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) instalou um posto avançado de atendimento no Rio Grande do Sul. O objetivo é levar informações sobre as ações emergenciais e medidas do BNDES para os setores empresariais atingidos pelas enchentes. É a primeira vez que uma equipe técnica do banco é enviada para entender a situação local e se aproximar dos segmentos econômicos. Nesta terça-feira (11/6), os técnicos retornam ao Estado e tem previsão de se reunir com representantes dos segmentos da agricultura, indústria, eventos e varejo, entre outros.
O governo do Estado atua de forma conjunta na ação, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que tem mediado e alinhado o agendamento de reuniões. Além disso, a pasta participa dos encontros, contribuindo para o avanço das próximas etapas dos temas tratados.
Na última semana, o titular da Sedec, Ernani Polo, e o coordenador da Assessoria Técnica, Diogo Leuck, acompanharam os especialistas do banco durante visita técnica ao Mercado Público da capital, locadoras de veículos e uma empresa que fabrica dispositivos de gerenciamento para veículos de alta performance. “É muito importante essa união e esse modelo de trabalho a várias mãos para consolidar resultados”, disse Polo.
Na ocasião, o grupo fez registros em foto e vídeo da destruição e coletou depoimentos dos empresários que acumularam danos como elementos para subsidiar a composição das medidas emergenciais. A pauta de compromissos incluiu reuniões com setores econômicos – como calçadista, moveleiro, de proteína animal, de leite, de bares e restaurantes e de eletrônicos – para esclarecer o escopo de atuação do banco.
A estimativa inicial é de que o atendimento presencial deva ocorrer até 28 de junho. Os encontros ocorrem durante alguns dias da semana, uma vez que se considera o tempo estendido de deslocamento e a atuação na sede do BNDES, localizada no Rio de Janeiro. Para agendar atendimento, as entidades empresariais podem se comunicar pelo e-mail bndesnors@sedec.rs.gov.br. O posto avançado funciona na sede do Centro Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Acesso à linha de R$ 15 bilhões do BNDES
A linha de R$ 15 bilhões do Fundo Social, anunciada pelo BNDES, está disponível para empresas do Rio Grande do Sul com perdas causadas pelas enchentes a partir desta terça-feira (11/6). Conforme a medida provisória 1.226, publicada em 29 de maio, a iniciativa faz parte do Programa BNDES Emergencial RS. A linha contempla pessoas jurídicas de direito privado de todos os portes (inclusive cooperativas), produtores rurais, transportadores autônomos de carga e empresários individuais do Rio Grande do Sul, situados em municípios com estado de calamidade pública decretado.
Para acessar o benefício, o empreendedor pode procurar seus bancos de relacionamento para solicitar crédito, por meio de três linhas do BNDES: máquinas e equipamentos, investimento e reconstrução e capital de giro. Há uma rede de aproximadamente 40 bancos que vão operar esses recursos. Atualmente, sete já se declararam aptos a oferecer os recursos (Bradesco, Banrisul, BRDE, Badesul, Banco Safra, Sicredi, Cresol). Os demais ainda serão habilitados.
Na quinta-feira (13/6), no canal do YouTube do BNDES, haverá uma live direcionada aos empreendedores. Durante a transmissão, prevista para começar às 18h, serão detalhadas as ações emergenciais do banco.
Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Secom
Foto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
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