Neste sábado, (08), a rede pública de ensino de Bento Gonçalves comemorou os 85 anos da EMEF Princesa Isabel. A celebração marcou um momento de reencontros entre equipes diretivas, professores e ex-alunos numa extensa programação que contou com apresentações artísticas musicais e teatrais ao longo do dia.
A festa de 85 anos foi ao encontro do projeto norteador “ Memórias vivas: resgatando a história da Escola Princesa Isabel” que foi o fio condutor de diversas ações e atividades com os 430 alunos e professores. Criada em 1939, a Princesa Isabel teve, neste início, um caráter rural, mas que foi evoluindo conforme a expansão urbana do bairro Vila Nova. Um processo que hoje reflete características plurais da formação da comunidade da localidade, assim como, de Bento Gonçalves, por ter alunos de partes do Brasil e venezuelanos e haitianos.
Na ocasião, o público pode conferir os espaços do educandário repletos de informações, curiosidades e trabalhos feitos por professores e alunos. Por exemplo, os nonos anos se fotografaram nos espaços mais significativos, de sua preferência, e partir disso fizeram uma poesia no componente de Língua Portuguesa. O museu traz uma série de peças e objetos garimpados pelos alunos e professores de Geografia e História de como era a rotina da escola em tempos passados. Já os curtas-metragens, feitos pelos sétimos anos, evocam períodos sobre os costumes das épocas.
Rayan Felipe Poloni, estuda desde o Jardim A no educandário. Hoje no 9º ano, destaca o que a escola representa “um lugar de aprendizado e de muitas amizades que vou levar para vida toda. A escola faz parte da minha vida”.
Emanuele Arsego também iniciou na escola no Jardim A. “Praticamente a minha segunda casa, aprendi muitas coisas, e fiz muitas amizades legais. Desejo para a escola tudo de bom e eu continue progredindo e tenha muito sucesso”.
Francisco Telochi mora no bairro Vila Nova, há 38 anos, e frequentou a EMEF Princesa Isabel de 1992 a 2000. Atualmente, tem uma filha, Ana Carolina, que estuda no oitavo ano no educandário e é presidente do CPM. “A escola manteve bem a sua originalidade, suas raízes. É uma escola tradicional que consegue ensinar com aquela mesma vocação da época que estudei aqui e vem atendendo as necessidades dos futuros jovens. Realmente está cumprindo um papel fundamental na formação básica dos alunos. Prezamos que a escola siga no bom caminho que a sociedade enxergue como a base de conhecimentos”.
Adelina Rizzardo foi diretora de 1976 até 1981. Ela esteve presente e se recordou de como foi importante para a sua carreira. “A escola me traz uma emoção muito grande porque eu lecionei no interior aonde ia a cavalo e saí da Escola Barão do Rio Branco para a Princesa Isabel. Foi um desafio muito grande que só me fez crescer”.
A coordenadora da assessoria pedagógica da SMED, Adriana Razia, destacou de como a escola é um local de pertencimento para o bairro Vila Nova. “É um momento muito especial de muita alegria e de recordações, pois muitas pessoas que passaram por aqui deixaram um legado que faz a diferença de Bento Gonçalves. Olhando para muitas ex-diretoras a gente percebe pelo sorriso o quanto este momento é importante. Aos pais e alunos, como diz o hino da escola, Princesa Isabel, queremos te abraçar tu és a nossa fortaleza, que acolhe e cuida enquanto vocês vão para o trabalho. Os filhos de vocês ficam seguros e tranquilos, onde é priorizada uma educação de qualidade”.
A diretora Jacqueline Karkaba salientou o processo de transformação da escola e de seu entorno. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Com grande satisfação vivenciamos as transformações dessa comunidade, pois se nota um crescimento, de pertencimento e identidade, pois a Princesa Isabel marcou a vida de muitas pessoas. São pessoas de sucesso que passaram por aqui e continuamos nessa missão pedagógica de primarmos por educação que seja estruturante para os nossos alunos”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira falou agradeceu ao empenho da escola de ser uma das referências de educação no município. “Muito obrigado a todos os pais e alunos que estão participando desta festa, às ex-diretoras pelo trabalho executado e para todos que promovem a continuidade deste educandário tão relevante para história da Educação de Bento Gonçalves. Queremos que a EMEF Princesa Isabel seja essa referência, essa potência de formadores de cidadãos”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor