Em dezembro de 2023 o Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU), passou a contar com uma nova base de operações. O espaço tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade para os servidores que atuam no local. Somente entre dezembro do último ano e início de maio foram feitos mais de 4.300 atendimentos, sendo que, destes, pelo menos 391 foram realizados também pelo serviço de motolâncias.
Localizada junto ao Complexo de Saúde, no Botafogo, a nova base conta com estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório para equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento e almoxarifado.
A equipe do SAMU é composta atualmente por 12 médicos, 15 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 13 condutores socorristas. As viaturas contam com materiais de suporte básico, intermediário ou avançado, cada equipe com perfil de atendimento conforme complexidade das vítimas.
A enfermeira Miriam Sartor destaca sobre a importância do espaço para a realização das atividades diárias. “Sempre sonhamos em ter um espaço mais amplo onde pudéssemos organizar os materiais e equipamentos utilizados para os atendimentos, também tem sido muito bom contarmos com uma sala de treinamento que no outro espaço não tínhamos. As ambulâncias próximas proporcionam maior agilidade na reposição de materiais utilizados nos atendimentos, desta forma conseguimos deixá-las sempre com material reposto pra novos atendimentos”.
Para o enfermeiro motociclista Gian Tamara a nova base tem proporcionado uma maior agilidade na partida das equipes, por estar mais próxima das viaturas. “As motolâncias ficam protegidas da ação do tempo, o que não dispúnhamos anteriormente. Temos também salas específicas para a guarda, organização e fácil reposição dos materiais. Possuímos um espaço amplo para a realização de capacitações e treinamentos, além de que após a mudança para a nova base, houve uma melhora significativa do bem-estar de toda a equipe e melhora no atendimento à população”.
Na visão da coordenadora de enfermagem do Samu, Melissa Bonato, “foram muitos os pontos de melhoria. Enquanto o médico regulador está recebendo as informações do solicitante, a equipe já localiza no mapa o local e assim que liberado o chamado a equipe já está dentro da ambulância para sair em atendimento. É toda uma estrutura que está adequada e melhora a qualidade do serviço prestado à comunidade”.
A secretária de Saúde Daiane Piuco destaca que “a nova base de atendimento tem feito a diferença para esses profissionais que realizam um forte trabalho no dia a dia. É um espaço que qualifica ainda mais esse trabalho diário. É possível notar que o próprio resgate ficou mais rápido, pois a saída das ambulâncias está também mais prática”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha