O Núcleo de Riscos Geológicos (NRG) de Bento Gonçalves segue com o trabalho de análise das áreas de risco após os deslizamentos do dia 1º de maio. Além das estradas e acessos, foram realizados o cadastro de 309 famílias, do interior, para verificação das residências. Destas, 138 famílias já estão recebendo as orientações para retornar para casa.
Nesta segunda-feira (10), ocorreu nas dependências da Secretaria de Segurança (Semseg) uma reunião sobre a segunda etapa da ação de reestabelecimento das casas afetadas. Foram determinadas três equipes compostas por integrantes, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e engenheiros do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). As equipes vão vistoriar as áreas com pequeno, médio e grande impacto para avaliar as residências e informar os moradores das condições do imóvel para um possível retorno. São 171 casas que estão nas áreas de risco em Faria Lemos e Tuiuty.
O Secretário de Segurança, o Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho, ressalta sobre a continuidade dos trabalhos. “A primeira etapa foi realizada pelos geólogos, onde foi feito o mapeamento dos locais de risco. Depois foram instalados aparelhos que auxiliam no estudo. Agora, montamos três equipes para verificar as casas e conversar com os moradores e orientá-los para os procedimentos perante a Prefeitura. É uma força-tarefa essencial para o reestabelecimento e anseios dos moradores destas regiões”.
A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, salienta que a ação visa a segurança dos moradores. “Essa ação é muito importante porque as pessoas que vão voltar para a sua casa vão ter a segurança de que não vão estar em risco, se o solo apresenta rachaduras, entre outras características que possam colocar em perigo o morador, serão emitidos laudos sobre a possibilidade de retorno ou não”.
Também esteve presente na reunião coordenador da Defesa Civil de São João Batista Kleber de Moura, que auxilia os trabalhos, e equipe técnica.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves