Foi realizada no sábado (08) mais uma edição da Feira Abrace o produtor rural em Bento Gonçalves, na Via Del Vino. O evento reuniu agricultores dos distritos de Faria Lemos e Tuiuty (algumas das áreas atingidas pelas fortes chuvas), para comercializarem a ampla variedade de seus produtos junto à comunidade. Pães, bolos, biscoitos, doces, vinho, frutas, suco de uva e outros foram alguns dos produtos vendidos por 19 empreendimentos participantes. A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura.
O evento reforça o auxílio aos produtores, fomentando as agroindústrias e produtores rurais dessas localidades. Centenas de pessoas participaram da ação durante o dia.
O secretário Mauro Villa destacou que “ficamos felizes em poder organizar mais uma edição deste evento que une a solidariedade com o fomento as agroindústrias. Foi mais uma edição de sucesso e um auxílio para os produtores neste momento de dificuldade”, disse.
O que dizem os produtores:
Olimar Salvadori- proprietário da Tenda do Salvadori, localizada na Serra das Antas. “A primeira edição da feira foi ótima, excelente, na verdade. Essa segunda também está sendo bem importante. O pessoal está vindo, o dia está maravilhoso. Estamos vendendo as nossas coisas para um público mais central, ajudando muito para manter os nossos negócios, pois ainda não estamos vendendo presencialmente na nossa tenda. Hoje viemos até com mais variedade de produtos, e essa feira em si significa um alento para continuarmos vendendo os produtos e pagar as nossas continhas, porque as contas continuam vindo”.
Leonice Salvador- Proprietária da LS produtos Coloniais, moradora de Tuiuty. “Graças a Deus o cenário melhorou bastante. Depois da primeira feira há duas semanas, o pessoal começou a conhecer ainda mais os produtos, nos ajudando bastante com cada compra. Já retornamos também a vender em nosso próprio distrito”.
Sônia Sonaglio, mora em Tuiuty, sócia- proprietária da Geleias Ivani. “Na verdade a nossa única venda foi na última feira. Alguns clientes começaram a nos chamar depois daquela primeira edição. Eles sabem que somos de uma área atingida e estão nos ajudando. Eu posso dizer que a feira de 15 dias atrás foi surpreendente, pois foi como se tivéssemos participado de duas ExpoBento”.
Diva Marcolin Flamia, moradora de Faria Lemos e proprietária da Piccola Cantina. “As vendas de hoje estão sendo muito boas, na mesma medida da primeira feira que teve há duas semanas. Pra nós ter a oportunidade de vir até aqui participar de tudo isso é muito importante, pois conseguimos continuar a vender o que produzimos com tanto carinho todo dia. Depois de tudo isso que aconteceu em maio, a nossa venda caiu em 90%”.
Anderson Buffon- sócio-proprietário da Buffon Vinhos e Vinhedos. “Estamos ainda com o turismo voltando aos poucos, mas conseguimos movimentar as vendas com parceiros fora do Estado. A importância da feira é mostrar os nossos produtos e também para o pessoal da cidade conhecer o que a gente faz. Por enquanto vendemos bastante por redes sociais, site e parceiros fora do Estado”.
Evandro Vigo Proprietário da Tenda dos trilhos- Tuiuty, comunidade de Pedra Lisa. “A última feira teve uma grande importância porque 80% da nossa renda tem sido através dessas feiras. O que vendemos na última equivaleu há quase duas semanas. A situação ainda está difícil, mas as feiras é um grande canal pra nós”.
Edvaldo Moro Gallon, morador de Faria Lemos e sócio-proprietário da Gallon Sucos. “As vendas de hoje estão muito boas. Eu digo também que as coisas mudaram, não é mais da forma que era antes, precisamos buscar fazer o diferente, através de contato de redes sociais, buscar novos mercados e clientes. A primeira edição foi diferente do normal, o pessoal vinha com o interesse de ajudar e comprar bastante mesmo. Foi bem positivo. No mês de maio tivemos uma queda de até 65% na venda. Mas graças a Deus agora em junho começou bem positivo”.
Elaine moro- mora em São Valentim- proprietária da EM Produtos Coloniais. “Está sendo maravilhoso, com muitas vendas mesmo. Olha, é uma alegria participar de novo de um evento desse porte. Isso nos enche de alegria no coração. Agradecemos muito, o povo de Bento Gonçalves por estar estendendo a mão para todos os produtores”.
Ângela Ramos Zeni, moradora do distrito de Tuiuty, proprietária da Ângela Produtos Coloniais. “Hoje está sendo um sucesso, uma benção de Deus. Estamos sempre na luta, e o pessoal está gostando muito. É um sinal maravilhoso ter o pessoal comprando para colocar na sua mesa os nossos produtos. Estamos sempre melhorando, e é só ter fé em Deus que vai dar tudo certo”.
Anderson de Sesaro- sócio-proprietário da Vistamonte Vinícola, localizada na Estrada Santo Antônio da Linha Paulina. “Na primeira edição vendemos todos os sucos e espumantes que tínhamos, e agora estamos vendendo bem também. O movimento na vinícola diminuiu bastante por conta do turismo, então essa feira tem sido uma grande oportunidade, ajudando a recuperar o que perdemos em movimento. O enoturismo está retornando devagar, e continuamos vendendo pra fora”.
Flávio rotava, morador de Faria Lemos, sócio-proprietário da Vinícola Rotava. “O grande mérito da feira é que estamos divulgando os nossos produtos na cidade, é muito importante para uma empresa do interior de Bento ser reconhecida na cidade. Aquela primeira feira foi um pontapé inicial, e agora temos que seguir nessa levada. As coisas estão melhorando.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves