O verão começa às 8h44 desta quarta-feira (21) e ocorre até 20 de março de 2017. É nessa hora que o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do Equador celeste no hemisfério sul.
De acordo com dados climatológicos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as previsões indicam que as temperaturas devem se manter na média histórica em grande parte do país. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, há possibilidade de essas temperaturas serem maiores.
Com relação à ocorrência de chuvas, os satélites apresentam baixa visibilidade na maior parte do território brasileiro que inclui as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. “A previsão da temperatura é normal para a maior parte do país, já a da precipitação das chuvas deve ficar acima da faixa normal para o sul e abaixo para o norte da região Norte e Nordeste”, explica a pesquisadora do CPTEC/Inpe, Renata Tedeschi.
Diferenças regionais
Quando se fala em verão, logo se pensa em calor. E muita gente realmente aponta esta como a estação mais quente do ano. Renata Tedeschi, porém, adverte que a realidade não é exatamente esta.
“Só é válido para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nas demais regiões as temperaturas médias são muito próximas durante todo ano”, explica.
Fonte: MCTIC
Foto: Arquivo / Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves