Evento ocorre na Fundação Casa das Artes, a partir das 14h, e vai abordar questões de violências cometidas contra a pessoa idosa
O Junho Violeta é uma campanha de conscientização e de sensibilização sobre as violências que podemo ser acometidas contra a pessoa idosa. Pensando nesta temática, nesta segunda-feira (10), a partir das 14h, o CRAS III e o Sesc promovem palestras que visam reforçar a prevenção dessas agressões, assim como, divulgar os canais de denúncia.
Assim, serão realizados dois momentos. O primeiro será às 14h, com as assistente sociais do CRAS III Milena Garavaglia, Lia Alves e amanda Zwirtes que vão ministrar a palestra “Violência contra a pessoa idosa”. São diversos tipos como a física, psicológica, negligência, institucional, patrimonial, sexual e discriminação. Milena comenta como será realizada o tema.
“Para além do tema, queremos promover reflexões sobre o processo de envelhecimento e discutir sobre o conceito de idadismo, que trata das atitudes ou comportamentos negativos em relação a uma pessoa baseadas somente na sua idade”.
Milena reforça que “é importante lembrar que, conforme o Estatuto do Idoso, é dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos da pessoa idosa. Então caso esteja vivendo uma situação dessas ou tenha conhecimento de alguém que esteja, denuncie! Podendo ser no Disque 100, Delegacia de Polícia, Brigada Militar ou Ministério Público”.
Às 15h, a presidente do Comitê Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, Maria das Graças Lorenzini, vai discorrer sobre a Cartilha do Idoso “Informar é proteger”, lançada em novembro de 2021. A cartilha traz informações sobre as violências, abusos físicos, psicológicos, sexuais e financeiro, e sobre o que é abandono, negligência e autonegligência. Ainda, traz os tipos de golpes que estão sendo cometidos contra os idosos como: troca de cartão e saidinha de banco, bilhete premiado, carro de sobrinho/parente, WhatsApp, boleto falso, falso sequestro, cartão de crédito clonado e do motoboy, troca de fotos íntimas, book fotográfico, processo judicial.
O diretor do Sesc, Jaques Fachineli, destaca que o “Sesc busca atenção e conscientização ao tema. Por isso, consideramos importantíssimo falar e combater a violência contra o idoso e comunicar a população para que os idosos possam cada vez mais se protegerem e se fortalecerem. Afinal, todos nós vamos chegar a ser idoso”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle, ressalta que a sociedade precisa estar a par sobre as situações violentas que os idosos podem sofrer. “É preciso difundir e ampliar as informações para que tenhamos uma sociedade mais atenta às questões de violência contra os idosos. Nessa perspectiva, é urgente ter atitudes que proporcionam o bem-estar dessa faixa da população e evitar e denunciar as violências para termos um envelhecimento mais digno”.
Canais de denúncia
Delegacia de Polícia – 197
Brigada Militar – 190
Direitos Humanos – 100
Guarda Civil Municipal – 153
Ministério Público – 3452.1463
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor