Um estudante vai receber a Medalha de Prata, seis a Medalha de Bronze e 12 receberão o Honra ao Mérito
Cada vez mais a rede pública de ensino se destaca em eventos das ciências exatas e a EMEM Alfredo Aveline estimula seus estudantes a participar promovendo acesso a um conhecimento contínuo. Neste ano, os alunos participaram da 16ª Edição do Concurso Internacional Canguru Matemática Brasil realizado no dia 28 de março e o resultado foi publicado em 03 de junho. O Concurso Matemática Canguru é a maior competição internacional do mundo que ocorre em 95 países.
Marco Antônio Grando, do oitavo ano, já é um craque da matemática e vai ser condecorado pela Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2023 em cerimônia que vai ocorrer no Rio de Janeiro em junho. No Concurso da Canguru, vai receber a Medalha de Prata e comenta que “a prova foi bem difícil, dá um nervosismo por ter um peso de ser internacional”.
Laura Zambon, do 8º ano, vai receber a Medalha de Bronze. Ela comenta que “eu acredito que é uma experiência única que a gente vive e ter ganhado a Medalha de Bronze significa muito para o meu futuro que entra em curriculum. É uma oportunidade muito boa ter ganhado”.
A professora de Matemática Bruna Stail fala sobre como foi a preparação dos conteúdos com os alunos. “Nós trabalhamos com os alunos o desenvolvimento do raciocínio lógico, a interpretação, e o pensar em todos os componentes curriculares desde o sexto ano. É uma preparação longa. Em especial, nas aulas de matemática, utilizamos muito a resolução de problemas como ferramenta de aprendizagem. Na preparação para a aplicação da prova da Canguru, tivemos acesso ao material preparatório deles, resolvemos diferentes exercícios de raciocínio com os alunos e aplicamos simulados, em todas as turmas”.
O professor de Matemática, Rafael Zanovello Perin, destaca sobre o incentivo que a EMEM Alfredo Aveline faz em prol dos estudantes. “O educandário, por meio do Conselho de Pais e Mestres, conseguiu arrecadar fundos para promover o Concurso junto com os alunos. No pacote tivemos formação de professores e análise dos resultados. Em agosto, a organização envia a análise do desempenho dos alunos e da escola. Com isso, temos um retrospecto de como está o conhecimento dos alunos”.
O diretor da EMEM Alfredo Avelini, Márcio Pilotti, ressalta sobre mais esse destaque matemático que o educandário obteve. “Para nós é mais uma alegria, pois estamos há anos recebendo premiações e menções honrosas tanto nas áreas da Ciências Exatas quanto das Humanas, além de sermos pioneiros na OBMEP. Nós incentivamos os alunos a pensar ‘fora da caixa’ a questão da matemática como ela é abrangente em todos os aspectos. Por isso, é preciso desmitificá-la. Temos um trabalho muito bem realizado pelos professores e os alunos aderem a esse trabalho.”
*Medalha de Prata:*
Marco Antônio Grando – 83
*Medalha de Bronze:*
Alice Lago da Silva – 63
Ana Júlia Casagrande – 71
Laura Zambom – 81
Guilherme Garbini Martini – 82
Samuel Marcolin – 91
*Honra ao Mérito*
Enzo Zaparolli Madalosso – 62
Isabelli Chesini – 63
Vitor Gabriel de Oliveira Tonello – 71
Giovana Marcolin Paloschi – 72
Lucas Bettoni Ferrari – 73
Kelyn Claro Dias – 83
Morgana Santin Dametto – 91
Nikolas Galante Gobatto – 91
Emily Machado Hermann – 92
Kaua Orso Kussler – 92
Pedro Campagnolo – 92
Kauã dos Santos – 111
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves