A equipe do SAMU esteve no educandário explicando de forma lúdica sobre o funcionamento do serviço
A manhã desta quinta-feira (06), foi especial para 165 alunos do Jardim A do Colégio Cenecista, que receberam a presença da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do projeto Samuzinho na Escola. A atividade foi desenvolvida para as crianças que fazem parte do quadro do município, e que estão matriculadas na instituição através da parceria entre o poder público e a rede privada. Atualmente estão matriculados 322 alunos de pré-escola e 328 de ensino fundamental. A parceria consiste em utilizar salas de aula e os demais espaços da instituição, aproveitando também o corpo docente, serviços estes pagos pelo município.
A criançada aprendeu, de forma lúdica e descontraída, sobre o funcionamento do SAMU, conhecendo também o interior de uma ambulância. O encontro ocorreu em virtude dos alunos estarem trabalhando o tema das profissões em sala de aula.
No encontro foram realizadas explicações sobre cada instrumento utilizado, assim como sua importância. As crianças também visitaram as ambulâncias, conhecendo sobre a funcionalidade do veículo, assim como seus equipamentos utilizados pelos socorristas.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a educação e conscientização das crianças em idade escolar quanto à importância e finalidade do programa (SAMU – 192) em funcionamento no município.
A Coordenadora do Samu, Melissa Bonato, comenta que “o projeto oferece às crianças ações educativas com uma linguagem facilitada dos temas pertinentes à Urgência e Emergência, oferta o conhecimento de perto do funcionamento do serviço, além dos equipamentos e as ambulâncias que prestam assistência à população. Acreditamos no potencial e desempenho infantil, como agente de apoio, educação e crescimento do apoio da comunidade para com um serviço de extrema importância, como o SAMU”.
Ainda conforme a Coordenadora “a escola trabalhou com os alunos o tema profissões, sendo assim, além de conhecer qual o papel das profissões eles puderem ver de perto como funciona uma ambulância, o que fazem os profissionais que nela atuam e a importância de facilitar a passagem dela no trânsito. Temos certeza que eles serão multiplicadores do conhecimento junto das suas famílias”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor