As atividades educativas tiveram por objetivo orientar a comunidade acerca dos cuidados para garantir um trânsito seguro
Maio foi o mês do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Com base nisso, contemplando o Maio Amarelo, a Secretaria de Segurança (SEMSEG), através do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), realizou ações de fiscalização e educativas para conscientizar os motoristas no município, além de palestras em empresas e escolas infantis.
As equipes trabalharam em ações com escolas do município. Uma das atividades aconteceu na Av. São Roque, em frente a igreja, e a outra na rua Carlos Dreher Neto, além de uma blitz educativa nas ruas Júlio de Castilhos, travessa com a 13 de Maio.
Um dos destaques foram os encontros educativos junto da EMI Mamãe Coruja, com atividades que complementaram o projeto Pequenos Agentes. Na ocasião foram trabalhados temas referentes aos meios de transporte, musicalidade, ludicidade e movimento. Num segundo encontro, realizado na escolinha, os agentes trabalharam com os semáforos, cores e suas funcionalidades nas vias. Para a atividade foi confeccionado um mini semáforo com material reciclado.
Em outra ação foi colocada uma faixa com uma frase educativa num trecho do bairro Cidade Alta, junto a um local com grande fluxo de motoristas, ciclistas e pedestres. Também foram feitas palestras remotas com alunos que estão fazendo a primeira habilitação.
A agente do DMT Luciana Soccol comenta que “cada atividade realizada tem um significado especial, e, especialmente, quando trabalhamos com as crianças, notamos que cada ensinamento fará toda a diferença para quando forem adultos. As regras do trânsito precisam ser seguidas desde cedo, e é essa mensagem que deixamos em nossas ações”.
O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destaca que “os nossos agentes realizam diariamente um trabalho de excelência e essas ações do Maio Amarelo também são muito importantes. O recado que sempre deixo é que precisamos urgentemente mudar nosso comportamento no trânsito. Para diminuirmos os números de acidentes, temos que nos educar para o trânsito e cumprir suas normas, assim teremos uma convivência mais racional e civilizada”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor